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dc.contributor.authorPaludo, Conceiçãopt_BR
dc.contributor.authorSouza, Maria Antonia dept_BR
dc.contributor.authorBeltrame, Sonia Aparecida Brancopt_BR
dc.date.accessioned2016-10-27T02:20:10Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn2178-258xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/149293pt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem o objetivo de socializar a primeira fase da pesquisa quanti-qualitativa em desenvolvimento na Região Sul do Brasil, que tem como um dos propósitos caracterizar as escolas do campo a partir do levantamento dos dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB, referente a 2009, nos três estados da Região. A pesquisa vincula-se ao Observatório da Educação, núcleo em rede, que tem três objetivos centrais: levantamento de dados do IDEB; análise do letramento dos professores; e formação de professores segundo a concepção da investigação-ação. Neste artigo são apresentadas considerações teórico-metodológicas acerca da avaliação da educação básica; bem como uma descrição dos resultados obtidos em cada um dos estados no que tange ao IDEB das escolas do campo; e realizam-se as primeiras aproximações acerca de características das escolas do campo nos três estados.pt_BR
dc.description.abstractThis article aims to socialize the first phase of a quali-quantitative research being carried out in the Southern of Brazil that has as one of its main goals to characterize the rural schools from data collecting in the Basic School Development Index - IDEB year 2009 in the three states of that region. The research is part of the Observatory of Education, a networked center that has three main objectives: data collecting of IDEB; analyses of teacher literacy; and teacher development according to action research conception. In this article, theoretical and methodological considerations on basic school evaluation, are presented; as well as a description of the outcomes obtained in each of the States; and the first approaches about the rural schools traits in the thee states.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação em perspectiva. Viçosa, MG. Vol. 6, n. 2 (jul./dez. 2015), p. 290-316pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino públicopt_BR
dc.subjectIDEBen
dc.subjectEscola ruralpt_BR
dc.subjectRural educationen
dc.subjectÍndice de Desenvolvimento da Educação Básicapt_BR
dc.subjectPublic schoolen
dc.titleEscolas do campo na região sul do Brasil : primeiras aproximações a partir do IDEBpt_BR
dc.title.alternativeRural schools in the southern of Brazil : first aprocahes from IDEB resultsen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001003798pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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