Do trabalho socialmente necessário ao politecnismo a partir de Viktor Shulgin : fundamentos de uma experiência educativa revolucionária
Visualizar/abrir
Data
2015Tipo
Assunto
Resumo
O presente artigo busca adentrar no entendimento da relação trabalho/educação, tendo como referência básica a experiência russa ocorrida no início do século 20. O autor que serve de referência para o estudo é Viktor Shulgin, por ter sido quem se debruçou sobre o conceito de politecnismo, também referido pelo termo politecnia. O artigo caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica. Ao final, o estudo mostra que, para o autor, o trabalho é o aspecto dinamizador, tanto da forma como do conteúdo e ...
O presente artigo busca adentrar no entendimento da relação trabalho/educação, tendo como referência básica a experiência russa ocorrida no início do século 20. O autor que serve de referência para o estudo é Viktor Shulgin, por ter sido quem se debruçou sobre o conceito de politecnismo, também referido pelo termo politecnia. O artigo caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica. Ao final, o estudo mostra que, para o autor, o trabalho é o aspecto dinamizador, tanto da forma como do conteúdo escolar. Exatamente por esse entendimento, no contexto da Rússia do início do século 20, Shulgin transita do conceito de Trabalho Socialmente Necessário para o de Politecnismo, o que se colocava como necessidade naquele momento histórico. ...
Abstract
This article seeks to understand the relationship between work and education, having as basic reference the Russian experience that took place at the beginning of the 20th century. The referential author of this study is Viktor Shulgin, for being the author who addressed the concept of polytechnics. The article characterizes itself as a literature search. In the end, the present paper shows that, for the author, the work is the dynamic aspect of both the school form and the content. Just becaus ...
This article seeks to understand the relationship between work and education, having as basic reference the Russian experience that took place at the beginning of the 20th century. The referential author of this study is Viktor Shulgin, for being the author who addressed the concept of polytechnics. The article characterizes itself as a literature search. In the end, the present paper shows that, for the author, the work is the dynamic aspect of both the school form and the content. Just because of this understanding in the context of the early 20th century Russia, Shulgin moves from the concept of Socially Necessary Labor to the concept of Polytechnics, which was placed as a necessity in that historic moment. ...
Contido em
Trabalho necessário. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 13, n.21 (2015), p. 27-47
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40305)Ciências Humanas (6926)
Este item está licenciado na Creative Commons License