Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSilveira, Rosa Maria Hesselpt_BR
dc.contributor.authorKirchof, Edgar Robertopt_BR
dc.date.accessioned2016-10-15T02:14:57Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn0104-1037pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/149075pt_BR
dc.description.abstractInicialmente, são apresentadas algumas formas empregadas pelos autores que, historicamente, estabeleceram a correlação entre a literatura infantil e a educação, abordando alguns tópicos da longa história da presença de personagens diferentes na literatura ocidental. Estranheza, familiaridade, admiração, repulsa, zombaria, piedade e curiosidade são alguns dos sentidos ligados a personagens marcados pela diferença no cânone literário infantil universal, como o Pequeno Polegar, a Bela e a Fera, o Soldadinho de Chumbo etc. É feita uma síntese das tendências predominantes de representação da diferença na literatura infantil contemporânea, em que o tema se torna com frequência o eixo central do enredo. Como exemplos bem-sucedidos da abordagem literária da diferença na literatura infantil, são analisados três livros que tematizam a cegueira, fugindo ao didatismo e aos clichês do gênero.pt_BR
dc.description.abstractInitially, ways used by authors who have historically correlated children’s literature and education are presented, addressing some aspects of the historical presence of different characters in Western literature. Strangeness, familiarity, admiration, disgust, scorn, pity and curiosity are some of the meanings attached to characters marked by differences in the universal children’s literary canon, like Tom Thumb, Beauty and the Beast, The Lead Soldier etc. An overview of the prevailing trends, regarding the representation of the difference in contemporary children’s literature, in which a particular difference often becomes the central topic of the plot, is made. Also, three contemporary children’s books, which are able to escape didacticism and genre clichés while approaching blindness, are analyzed.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEm aberto. Porto Alegre. Vol. 29, n. 95 (jan./abr. 2016), p. 41-52pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectChildren’s literatureen
dc.subjectBlindnessen
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectCegopt_BR
dc.subjectDifferenceen
dc.subjectDiscourseen
dc.subjectMulticulturalismopt_BR
dc.subjectMulticulturalismen
dc.titleLiteratura infantil e educação : ensinando através de personagens diferentespt_BR
dc.title.alternativeChildren’s literature and education : teaching through different charactersen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001002440pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples