Literatura infantil e educação : ensinando através de personagens diferentes
dc.contributor.author | Silveira, Rosa Maria Hessel | pt_BR |
dc.contributor.author | Kirchof, Edgar Roberto | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-10-15T02:14:57Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0104-1037 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/149075 | pt_BR |
dc.description.abstract | Inicialmente, são apresentadas algumas formas empregadas pelos autores que, historicamente, estabeleceram a correlação entre a literatura infantil e a educação, abordando alguns tópicos da longa história da presença de personagens diferentes na literatura ocidental. Estranheza, familiaridade, admiração, repulsa, zombaria, piedade e curiosidade são alguns dos sentidos ligados a personagens marcados pela diferença no cânone literário infantil universal, como o Pequeno Polegar, a Bela e a Fera, o Soldadinho de Chumbo etc. É feita uma síntese das tendências predominantes de representação da diferença na literatura infantil contemporânea, em que o tema se torna com frequência o eixo central do enredo. Como exemplos bem-sucedidos da abordagem literária da diferença na literatura infantil, são analisados três livros que tematizam a cegueira, fugindo ao didatismo e aos clichês do gênero. | pt_BR |
dc.description.abstract | Initially, ways used by authors who have historically correlated children’s literature and education are presented, addressing some aspects of the historical presence of different characters in Western literature. Strangeness, familiarity, admiration, disgust, scorn, pity and curiosity are some of the meanings attached to characters marked by differences in the universal children’s literary canon, like Tom Thumb, Beauty and the Beast, The Lead Soldier etc. An overview of the prevailing trends, regarding the representation of the difference in contemporary children’s literature, in which a particular difference often becomes the central topic of the plot, is made. Also, three contemporary children’s books, which are able to escape didacticism and genre clichés while approaching blindness, are analyzed. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Em aberto. Porto Alegre. Vol. 29, n. 95 (jan./abr. 2016), p. 41-52 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject | Children’s literature | en |
dc.subject | Blindness | en |
dc.subject | Discurso | pt_BR |
dc.subject | Cego | pt_BR |
dc.subject | Difference | en |
dc.subject | Discourse | en |
dc.subject | Multiculturalismo | pt_BR |
dc.subject | Multiculturalism | en |
dc.title | Literatura infantil e educação : ensinando através de personagens diferentes | pt_BR |
dc.title.alternative | Children’s literature and education : teaching through different characters | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001002440 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40304)Ciências Humanas (6926)