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dc.contributor.authorBernardes, Jacira Gilpt_BR
dc.contributor.authorCarlos, Paula Pinhal dept_BR
dc.contributor.authorAccorssi, Alinept_BR
dc.date.accessioned2016-09-30T02:14:50Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn0101-7136pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/148667pt_BR
dc.description.abstractO artigo tem como objetivo analisar os sentidos atribuídos ao gênero no funk (dança) que permeiam as aulas e apresentações dessa dança em uma comunidade de periferia em Canoas, RS. Para isso foi realizada uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório. Realizamos oito horas de observação de uma prática (aulas e apresentações) de Funk. Os resultados mostram que, por um lado, o ensino da dança pode se configurar como um importante instrumento de transformação dos jovens, visto que há grande satisfação por parte deles em participar das oficinas de funk, mas, por outro, pode representar mais um espaço de dominação e naturalização de lugares sociais que reforçam as diferenças de gênero.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to analyze the meanings attributed to gender in funk that permeate the dance classes and presentations in a disadvantaged community in Canoas, in the state of Rio Grande do Sul. For this end, a qualitative and exploratory research was carried out. Researchers observed Funk classes and presentations for eight hours. The results show that, on the one hand, the dance classes could be an important tool for the transformation of youth, since it offers them great satisfaction, but, on the other hand, it may represent a space of domination and normalization of social roles that reinforce the gender differences.en
dc.description.abstractEl artículo tiene como objetivo analizar los sentidos atribuidos al género funk (danza) que permean las clases y las presentaciones de esa danza en una comunidad de la periferia en Canoas, RS. Para eso ha sido realizada una investigación cualitativa de cuño exploratorio. Realizamos ocho horas de observación de una práctica (clases y presentaciones) de Funk. Los resultados muestran que, por un lado, la enseñanza de la danza puede configurarse como un importante instrumento de transformación de los jóvenes, visto que hay gran satisfacción por parte de ellos en participar de los talleres de funk, pero, por otro, puede representar más un espacio de dominación y naturalización de lugares sociales que refuerzan las diferencias de género.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofInter-ação. Goiânia, GO. Vol. 40, n.2 (maio/ago. 2015), p. 355-368pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFunkpt_BR
dc.subjectFunken
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectDanceen
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectGenderen
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectYouthen
dc.subjectDanzaes
dc.subjectGéneroes
dc.subjectJuventudes
dc.titleFunk : engajamento juvenil ou objetivação feminina?pt_BR
dc.title.alternativeFunk : ¿compromiso juvenil o objetivación femenina?es
dc.title.alternativeFunk : youth engagement or female objectification?en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000996134pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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