Funk : engajamento juvenil ou objetivação feminina?
dc.contributor.author | Bernardes, Jacira Gil | pt_BR |
dc.contributor.author | Carlos, Paula Pinhal de | pt_BR |
dc.contributor.author | Accorssi, Aline | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-09-30T02:14:50Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0101-7136 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/148667 | pt_BR |
dc.description.abstract | O artigo tem como objetivo analisar os sentidos atribuídos ao gênero no funk (dança) que permeiam as aulas e apresentações dessa dança em uma comunidade de periferia em Canoas, RS. Para isso foi realizada uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório. Realizamos oito horas de observação de uma prática (aulas e apresentações) de Funk. Os resultados mostram que, por um lado, o ensino da dança pode se configurar como um importante instrumento de transformação dos jovens, visto que há grande satisfação por parte deles em participar das oficinas de funk, mas, por outro, pode representar mais um espaço de dominação e naturalização de lugares sociais que reforçam as diferenças de gênero. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper aims to analyze the meanings attributed to gender in funk that permeate the dance classes and presentations in a disadvantaged community in Canoas, in the state of Rio Grande do Sul. For this end, a qualitative and exploratory research was carried out. Researchers observed Funk classes and presentations for eight hours. The results show that, on the one hand, the dance classes could be an important tool for the transformation of youth, since it offers them great satisfaction, but, on the other hand, it may represent a space of domination and normalization of social roles that reinforce the gender differences. | en |
dc.description.abstract | El artículo tiene como objetivo analizar los sentidos atribuidos al género funk (danza) que permean las clases y las presentaciones de esa danza en una comunidad de la periferia en Canoas, RS. Para eso ha sido realizada una investigación cualitativa de cuño exploratorio. Realizamos ocho horas de observación de una práctica (clases y presentaciones) de Funk. Los resultados muestran que, por un lado, la enseñanza de la danza puede configurarse como un importante instrumento de transformación de los jóvenes, visto que hay gran satisfacción por parte de ellos en participar de los talleres de funk, pero, por otro, puede representar más un espacio de dominación y naturalización de lugares sociales que refuerzan las diferencias de género. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Inter-ação. Goiânia, GO. Vol. 40, n.2 (maio/ago. 2015), p. 355-368 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Funk | pt_BR |
dc.subject | Funk | en |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Dance | en |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Gender | en |
dc.subject | Juventude | pt_BR |
dc.subject | Youth | en |
dc.subject | Danza | es |
dc.subject | Género | es |
dc.subject | Juventud | es |
dc.title | Funk : engajamento juvenil ou objetivação feminina? | pt_BR |
dc.title.alternative | Funk : ¿compromiso juvenil o objetivación femenina? | es |
dc.title.alternative | Funk : youth engagement or female objectification? | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000996134 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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