Trajetórias de vidas enunciadas esteticamente nos CMAPTOOLS por jovens alunos em acompahamento de medidas socioeducativas
Fecha
2015Tutor
Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
O presente trabalho é fruto de um distanciamento qualitativo em que a oportunidade de [re]pensar, [re]avaliar, [re]organizar e [re]significar as aprendizagens construídas até o momento, aliadas às experiências de estágio e à escolha dos referenciais teórico, traduziu-se em uma tarefa de pesquisa. A mesma busca contribuir para a discussão da relevância das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no intuito de apresentar e problematizar a experiência de intervenção pedagógica utilizando o r ...
O presente trabalho é fruto de um distanciamento qualitativo em que a oportunidade de [re]pensar, [re]avaliar, [re]organizar e [re]significar as aprendizagens construídas até o momento, aliadas às experiências de estágio e à escolha dos referenciais teórico, traduziu-se em uma tarefa de pesquisa. A mesma busca contribuir para a discussão da relevância das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no intuito de apresentar e problematizar a experiência de intervenção pedagógica utilizando o recurso digital CmapTools, no contexto específico da Educação de Jovens e Adultos com jovens alunos em acompanhamento de medidas socioeducativas numa escola da rede municipal de Porto Alegre. O Trabalho de Conclusão oportunizou imobilizar o movimento pedagógico de construção de uma prática docente ao que a mim acabou por singularizar o verbo como mediador das relações, em que as expressões enunciadas nos mapas conceituais se assumiram em sua relevância em meu planejamento didático-pedagógico, entrelaçadas aos recursos digitais. Ao responder à pergunta Como estas interações, visualmente perceptíveis no CmapTools, se movimentavam pedagogicamente entre nós? fora possível crer que as intervenções com os mapas conceituais em recurso digital possibilitaram outra modalidade comunicativa para estes jovens: a enunciação de seus contextos e de suas trajetórias. A partir da análise realizada, é possível afirmar, portanto, que no contexto pesquisado, as intervenções com mapas conceituais em recurso digital potencializaram a condição dialógica educadora dos jovens alunos em acompanhamento de medidas socioeducativas. ...
Abstract
This work is the result of a qualitative gap as the opportunity to [re] think [re] assess [re] organize and [re] mean the learning built to date, combined with internship experience and the choice of reference research has resulted in a great effort task. The research aims to contribute to the discussion of the importance of Information and Communication Technologies (ICT) order to present and discuss the education experiment using digital resource CmapTools in the specific context of the Youth ...
This work is the result of a qualitative gap as the opportunity to [re] think [re] assess [re] organize and [re] mean the learning built to date, combined with internship experience and the choice of reference research has resulted in a great effort task. The research aims to contribute to the discussion of the importance of Information and Communication Technologies (ICT) order to present and discuss the education experiment using digital resource CmapTools in the specific context of the Youth and Adult Education in monitoring educational measures. The Conclusion of Work provided an opportunity immobilize this pedagogical movement to build a teaching practice to what to me turned out to single out the word as a mediator of the relationship, in which the expressions listed are assumed in its relevance in my didactic and pedagogical planning intertwined to digital resources. Apart from these understandings regarding pedagogical intervention in the classroom, another analysis condition began to motivate myself: How these interactions, visually perceptible in CmapTools, moved pedagogically between us? It is possible to believe that interventions with concept maps in digital feature enabled other communicative modality for these young people: the enunciation of their contexts and life trajectories and shadows. From the analysis performed, it can be said that in the researched context, interventions with concept maps in digital resource, empower youth participation of young people in monitoring educational measures as dialogic condition educator. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37361)Tesinas Pedagogía (1400)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License