Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFioreze, Leandra Anversapt_BR
dc.contributor.authorInácio, Rita de Cássiapt_BR
dc.date.accessioned2016-09-20T02:14:37Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/148309pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho propõe um estudo entre matemática e literatura, com o uso do livro O Homem que Calculava, de Malba Tahan, pseudônimo do Professor Julio Cesar de Mello e Souza. Tem como principal objetivo responder como e por que o uso da obra pode contribuir para a leitura, interpretação e escrita, como forma de minimizar dificuldades no ensino/aprendizagem da resolução de problemas matemáticos. Para testar as hipóteses citadas, foi desenvolvida e aplicada uma proposta didática usando alguns contos do livro, em atividades de sala de aula, com uma turma de trinta e três alunos, do oitavo ano do ensino fundamental, do Colégio Estadual Marechal Floriano Peixoto, localizado na região central de Porto Alegre/RS. Com a análise da aplicação da proposta didática, percebeu-se que a perspectiva de abordagem de problemas baseada no livro O homem que calculava, auxiliou os alunos com a leitura, interpretação e escrita dos problemas resolvidos.pt_BR
dc.description.abstractThis paper proposes a study between mathematics and literature, with the use of the book The Man Who Counted by Malba Tahan, Professor Julio Cesar de Mello e Souza's pseudonym. Its primary goal is to answer how and why the use of the work can contribute to the reading, interpretation and writing as a means to minimize difficulties in teaching / learning of mathematical problem solving. To test the hypotheses cited, a didactic proposal was developed and applied using some short stories from the book in classroom activities, with a group of thirty three eighth grade elementary school students from Marechal Floriano Peixoto State School, located in downtown Porto Alegre / RS. With the analysis of the didatic proposal's application, it was perceived that the approach perspective to problems based on the book The Man Who Counted has aided students with the reading, interpretation and writing in the tackled problems.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMathematical literatureen
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.subjectBook The Man Who Counteden
dc.subjectPedagogia da alternânciapt_BR
dc.subjectDidacticen
dc.subjectProblem solvingen
dc.titleA literatura matemática de Malba Tahan em sala de aulapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001002725pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples