Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBasso, Marcus Vinicius de Azevedopt_BR
dc.contributor.authorCoutinho, Marluce Albringpt_BR
dc.date.accessioned2016-09-20T02:14:25Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/148282pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho relata as atividades realizadas em uma turma de nível de alfabetização da modalidade de ensino EJA em uma escola da rede estadual de Porto Alegre. A pesquisa foi desenvolvida com alunas adultas que trabalhavam diariamente, em suas próprias casas ou na casa de terceiros, realizando atividades domésticas e buscou-se a aproximação das habilidades desenvolvidas diariamente por elas com os conceitos matemáticos presentes nas quatro operações básicas da matemática a fim de auxiliar o ensino de tais operações. As atividades elaboradas para a experiência tinham o objetivo de estimular o manejo das habilidades advindas das práticas sociais para a resolução das questões propostas. Na análise dos dados foram usadas as ideias de Paulo Freire, sobre a educação popular, Maria da Conceição Fonseca, sobre Educação Matemática na modalidade EJA e Maria Helena Toledo sobre o processo de numeramento, buscando estabelecer a conexão entre os conceitos matemáticos e as habilidades para manusear os conhecimentos oriundos da cultura popular para fortalecer o aprendizado em sala de aula. Os resultados obtidos nessa pesquisa apontam para a relevância de realizar uma escuta sobre os conhecimentos que os estudantes têm e sua utilização na construção de um planejamento didático que, respeitando tais conhecimentos, ofereça possibilidades de ampliação do repertório de conceitos matemáticos produzidos cultural e socialmente.pt_BR
dc.description.abstractThis paper describes the activities on a EJA modality of education literacy level class in a school in Porto Alegre. The research was conducted with female adult students, who worked daily at their own homes or at other people’s home, doing housework activities, and sought to connect the skills by them with mathematical concepts present in the four basic operations of mathematics, in order to assist the teaching of such operations. The activities designed for the practice were intended to encourage the application of skills arising from social practices to solve the proposed issues. In data analysis it was used Paulo Freire's ideas on popular education, Maria da Conceição Fonseca on Mathematics Education in EJA modality and Maria Helena Toledo on numeracy process, seeking to establish the connection between mathematical concepts and skills for handling knowledge from popular culture to strengthen the learning process in the classroom. The results obtained in this study point to the importance of performing a listen on the knowledge that students have and use in the construction of an educational planning which, respecting such knowledge, offer possibilities for expanding the repertoire of mathematical concepts cultural and socially produced.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNumeracyen
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectMathematical literacyen
dc.subjectYouth and adult educationen
dc.titleNumeramento em Classes de EJA : Reflexões sobre uma experiênciapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001002583pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples