Do diagnóstico à intervenção : construção de possibilidades terapêuticas de um caso de transtorno do espectro autista, a partir de uma avaliação psicológica
Visualizar/abrir
Data
2016Autor
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O crescente aumento da prevalência mundial do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) evidencia a necessidade de identificação e intervenção precoce para um melhor prognóstico e qualidade de vida das crianças e de suas famílias. Diversos estudos têm descrito os indicadores que avaliam o TEA; entretanto, pesquisas que relacionam esse diagnóstico a propostas de intervenção ainda são escassas no contexto brasileiro. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo vincular os resultados, obtidos por ...
O crescente aumento da prevalência mundial do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) evidencia a necessidade de identificação e intervenção precoce para um melhor prognóstico e qualidade de vida das crianças e de suas famílias. Diversos estudos têm descrito os indicadores que avaliam o TEA; entretanto, pesquisas que relacionam esse diagnóstico a propostas de intervenção ainda são escassas no contexto brasileiro. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo vincular os resultados, obtidos por meio de um processo psicodiagnóstico, à construção de possibilidades terapêuticas em um caso de Transtorno do Espectro Autista. O material clínico estudado foi proveniente de uma entrevista inicial com os pais, do Protocolo de Avaliação Comportamental de Crianças Pré-escolares com Suspeita de Transtorno do Espectro Autista (PROTEA) e do parecer resultante das sessões de avaliação, sendo aplicado em um caso único de uma de criança do sexo masculino com diagnóstico de TEA. Os resultados demonstram que a identificação das áreas em que a criança apresentou maior dificuldade durante a avaliação pode ser norteadora para o planejamento de estratégias de intervenção a serem desenvolvidas no decorrer do processo interventivo, o que auxiliará na utilização de técnicas que façam emergir as potencialidades da criança; contribuindo para um melhor prognóstico do paciente. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Psicologia.
Coleções
-
TCC Psicologia (438)
Este item está licenciado na Creative Commons License