Do diagnóstico à intervenção : construção de possibilidades terapêuticas de um caso de transtorno do espectro autista, a partir de uma avaliação psicológica
dc.contributor.advisor | Bosa, Cleonice Alves | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Sulzbach, Sandra Laura Frischenbruder | pt_BR |
dc.contributor.author | Golbert, Kenya Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-09-17T02:13:48Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/148230 | pt_BR |
dc.description.abstract | O crescente aumento da prevalência mundial do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) evidencia a necessidade de identificação e intervenção precoce para um melhor prognóstico e qualidade de vida das crianças e de suas famílias. Diversos estudos têm descrito os indicadores que avaliam o TEA; entretanto, pesquisas que relacionam esse diagnóstico a propostas de intervenção ainda são escassas no contexto brasileiro. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo vincular os resultados, obtidos por meio de um processo psicodiagnóstico, à construção de possibilidades terapêuticas em um caso de Transtorno do Espectro Autista. O material clínico estudado foi proveniente de uma entrevista inicial com os pais, do Protocolo de Avaliação Comportamental de Crianças Pré-escolares com Suspeita de Transtorno do Espectro Autista (PROTEA) e do parecer resultante das sessões de avaliação, sendo aplicado em um caso único de uma de criança do sexo masculino com diagnóstico de TEA. Os resultados demonstram que a identificação das áreas em que a criança apresentou maior dificuldade durante a avaliação pode ser norteadora para o planejamento de estratégias de intervenção a serem desenvolvidas no decorrer do processo interventivo, o que auxiliará na utilização de técnicas que façam emergir as potencialidades da criança; contribuindo para um melhor prognóstico do paciente. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Psicodiagnóstico | pt_BR |
dc.subject | Intervenção psicológica | pt_BR |
dc.title | Do diagnóstico à intervenção : construção de possibilidades terapêuticas de um caso de transtorno do espectro autista, a partir de uma avaliação psicológica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001001683 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Psicologia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2016 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Psicologia | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Psicologia (431)