Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBosa, Cleonice Alvespt_BR
dc.contributor.advisorSulzbach, Sandra Laura Frischenbruderpt_BR
dc.contributor.authorGolbert, Kenya Silvapt_BR
dc.date.accessioned2016-09-17T02:13:48Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/148230pt_BR
dc.description.abstractO crescente aumento da prevalência mundial do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) evidencia a necessidade de identificação e intervenção precoce para um melhor prognóstico e qualidade de vida das crianças e de suas famílias. Diversos estudos têm descrito os indicadores que avaliam o TEA; entretanto, pesquisas que relacionam esse diagnóstico a propostas de intervenção ainda são escassas no contexto brasileiro. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo vincular os resultados, obtidos por meio de um processo psicodiagnóstico, à construção de possibilidades terapêuticas em um caso de Transtorno do Espectro Autista. O material clínico estudado foi proveniente de uma entrevista inicial com os pais, do Protocolo de Avaliação Comportamental de Crianças Pré-escolares com Suspeita de Transtorno do Espectro Autista (PROTEA) e do parecer resultante das sessões de avaliação, sendo aplicado em um caso único de uma de criança do sexo masculino com diagnóstico de TEA. Os resultados demonstram que a identificação das áreas em que a criança apresentou maior dificuldade durante a avaliação pode ser norteadora para o planejamento de estratégias de intervenção a serem desenvolvidas no decorrer do processo interventivo, o que auxiliará na utilização de técnicas que façam emergir as potencialidades da criança; contribuindo para um melhor prognóstico do paciente.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectPsicodiagnósticopt_BR
dc.subjectIntervenção psicológicapt_BR
dc.titleDo diagnóstico à intervenção : construção de possibilidades terapêuticas de um caso de transtorno do espectro autista, a partir de uma avaliação psicológicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001001683pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationPsicologiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples