Profissionais criativos em ciências e artes na cidade de Porto Alegre
Visualizar/abrir
Data
2015Autor
Tipo
Outro título
Creative professionals in sciences and arts in the city of Porto Alegre, Brazil
Assunto
Resumo
O artigo discute as relações entre criatividade e mercado, no contexto da chamada economia criativa. O argumento é o de que as atividades de criação dos agentes dependem de uma complexa combinação entre diferentes interesses e interações sociais, exprimindo-se sempre de forma contextual. Os profissionais criativos em ciências e artes tenderiam a se interessar não apenas pela busca de bem- -estar material, mas também pelo reconhecimento pessoal e pelo sentido ético do que fazem, construindo traj ...
O artigo discute as relações entre criatividade e mercado, no contexto da chamada economia criativa. O argumento é o de que as atividades de criação dos agentes dependem de uma complexa combinação entre diferentes interesses e interações sociais, exprimindo-se sempre de forma contextual. Os profissionais criativos em ciências e artes tenderiam a se interessar não apenas pela busca de bem- -estar material, mas também pelo reconhecimento pessoal e pelo sentido ético do que fazem, construindo trajetórias e arranjos de interações diversificadas que lhes permitem acessar recursos relevantes. A discussão é conduzida com base na experiência de profissionais das ciências e das artes que, atuando em universidades e em pequenos empreendimentos na cidade de Porto Alegre, estão ligados a setores da nova economia baseada no conhecimento e na criatividade. ...
Abstract
The article discusses the relationship between creativity and market in the context of so-called creative economy. The argument is, in short, that the activities of creation of the agents depend on a complex combination of different interests and social interactions, expressing themselves always in a contextual way. The creative arts and science professionals tend to be interested not only by the search for material well-being, but also for personal recognition and the ethical sense of what the ...
The article discusses the relationship between creativity and market in the context of so-called creative economy. The argument is, in short, that the activities of creation of the agents depend on a complex combination of different interests and social interactions, expressing themselves always in a contextual way. The creative arts and science professionals tend to be interested not only by the search for material well-being, but also for personal recognition and the ethical sense of what they do, building paths and arrangements of diverse interactions that allow them to access relevant resources. The discussion is conducted based on the experience of professionals in the arts and sciences related to sectors of the new knowledge-based and creative economy, working in universities and small businesses in the city of Porto Alegre. ...
Contido em
Sociologia & antropologia. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 5, n. 3 (set./dez. 2015), p. [857]-882
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (39559)Ciências Humanas (6795)
Este item está licenciado na Creative Commons License