Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDoering, Luisa Rodriguezpt_BR
dc.contributor.authorSoppelsa, Janete Jacinta Carrerpt_BR
dc.date.accessioned2016-09-16T02:13:52Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/148203pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho estuda a possibilidade de se aprofundar o conceito de divisão Euclidiana, no Ensino Fundamental, de modo a evidenciar a relevância e o significado para o resto. Oferece algumas considerações sobre a divisão, além de uma análise de vários livros didáticos, dissertações de mestrado e tese de doutorado sobre o tema. Apresenta uma proposta didática baseada nos Registros de Representação Semiótica, de Raymond Duval e nos Cenários para Investigação, de Ole Skovsmose. Essa proposta foi implementada e validada em uma turma do 7º Ano de uma escola municipal de Garibaldi, RS. A análise dos registros coletados e dos diálogos estabelecidos mostra que a sequência didática foi bem sucedida tanto nos avanços logrados pelos alunos na compreensão dos conteúdos, quanto no engajamento com a proposta, levantamento de hipóteses, elaboração de conclusões e justificativas.pt_BR
dc.description.abstractIn this work we study the possibility of enhancing the Euclidian division concept in high school level in order to evidence the relevance and meaning to the remainder. We offer some considerations about the division, beyond of an analysis of various text books, Masters degree dissertations and Ph.D theses related to this subject. We present a didactic proposal based on Raymond Duval’s Registers of Semiotic Representation and Ole Skovsmose’s Investigation Scenarios. This proposal was implemented and validated with a 7th year class of a municipal school in Garibaldi, RS. The analysis of the collected data and actual dialogs show that the didactic sequence was successful regarding the contents comprehension advancement obtained by the students as well as the participation with the proposal, the confection of hypotheses and the elaboration of conclusions and justifications.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEuclidean divisionen
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectRemainderen
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectRegister of semiotic representationen
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectInvestigation scenariosen
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleDivisão euclidiana : um olhar para o restopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001001689pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples