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dc.contributor.advisorRosa, Roger dos Santospt_BR
dc.contributor.authorOnofrio, Fabianne Bacchinpt_BR
dc.date.accessioned2008-12-17T04:12:26Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/14818pt_BR
dc.description.abstractA saúde suplementar no Brasil passa por diversas mudanças e as operadoras de plano de saúde estão sendo incentivadas a adotar ações de promoção de saúde e prevenção de doenças, através do Programa de Qualificação da Saúde Suplementar da Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS. O presente estudo procura identificar as ações adotadas no âmbito da promoção e prevenção em oito operadoras de saúde que obtiveram pontuação máxima na 2ª. Fase do Programa de Qualificação da ANS. As operadoras participantes da pesquisa foram em sua maioria operadoras de autogestão e consideradas de pequeno porte. Os resultados informados são de ordem subjetiva, fazendo referência à percepção dos usuários, gestores e de uma possível redução de utilização de alguns serviços, sem apresentação de indicadores quantitativos. Considera-se que a adoção de modelo de atenção à saúde poderá constituir-se na principal estratégia das operadoras na manutenção e conquista de usuários e na redução a médio e longo prazo de custos de assistência médica.pt_BR
dc.description.abstractThe supplementary health in Brazil goes through several changes and the health insurance companies are encouraged to adopt measures with the aim of promoting health and preventing diseases, through the Programa de Qualificação da Saúde Suplementar da Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS (Program for Supplementary Health’s Qualification Program – National Supplementary Health Agency - ANS). This study tries to identify at eight health insurance companies the adopted measures within the scope of promoting and preventing which achieved the highest score during the 2nd phase of the ANS’s Qualification Program. The health insurance companies which took part in the research were mostly self-management health insurance companies which were considered small-sized companies as well. The presented results have a subjective character and refer to users’ perception, as well as managers and a possible diminution of use of some services, without presenting the quantitative indicators. We consider that the adoption of a model of attentiveness to health will possibly constitute the main strategy of health insurance companies in order to acquire users and conquer user’s loyalty. Moreover, it will potentially reduce the costs of medical assistance, in medium and long-term conditions.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGestão em saúdept_BR
dc.subjectDisease prevention and health insurance companiesen
dc.subjectHealth promotionen
dc.subjectPlanos de saúdept_BR
dc.subjectPromoção da saúdept_BR
dc.subjectSaúde : Prevenção & controlept_BR
dc.titleAções de promoção de saúde e prevenção de doenças adotadas por operadoras com maior índice de desempenho na saúde suplementar (IDSS)pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000646189pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Gestão em Saúdept_BR


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