Como me tornar professora protagonista diante das incertezas das primeiras vezes : um estudo de caso na educação infantil
Visualizar/abrir
Data
2016Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Neste trabalho analiso de que forma me tornei professora protagonista em duas situações de aprendizagem vivenciadas durante o estágio obrigatório final do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Como corpus da pesquisa tomo documentos produzidos por mim durante o referido estágio, em especial o Projeto “Olhando, Sentindo, Experimentando...Aprendendo!”, relatos constantes do relatório final de estágio, fotografias e memória daquele tempo. Tipifica-se um estudo de caso, a ...
Neste trabalho analiso de que forma me tornei professora protagonista em duas situações de aprendizagem vivenciadas durante o estágio obrigatório final do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Como corpus da pesquisa tomo documentos produzidos por mim durante o referido estágio, em especial o Projeto “Olhando, Sentindo, Experimentando...Aprendendo!”, relatos constantes do relatório final de estágio, fotografias e memória daquele tempo. Tipifica-se um estudo de caso, analisado em perspectiva qualitativa. Para a pergunta-problema: - Como me tornei professora protagonista diante das incertezas das primeiras vezes? busquei resposta em documentos como as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (2010), mais especificamente explorando o eixo norteador da proposta que aponta a importância de propiciar às crianças diversidade de interações e experiências; o conceito de avaliação em Hoffmann(2000); a abordagem de escolha de conteúdos em educação infantil de linguagens geradoras de Junqueira Filho(2005); a aproximação de minha experiência de estágio com a experiência de Reggio Emilia; com Edwards, Gandini e Forman(1999), e as palavras de Freire e Shor(2008). Os resultados dão conta de que me tornei protagonista quando através de uma avaliação atenta e sensível em identificar o que as crianças da turma queriam porque queriam, com o uso das linguagens geradoras, fui atrás de proporcionar essas experiências. Através da abordagem da Pedagogia da escuta,e da abordagem de tempo e espaço na experiência de Reggio Emilia, sem ter noção à época disso, organizei para que tudo saísse a contento de todos e assim foi. Fiz-me docente protagonista ao vencer meus medos em busca de meus sonhos e ao garantir o direito a experiência, e assim garantir o protagonismo das crianças na busca por seus conhecimentos acerca de si, dos outros e do mundo. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1400)
Este item está licenciado na Creative Commons License