A experiência da formação na docência compartilhada em EJA
dc.contributor.advisor | Machado, Carmem Lucia Bezerra | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Rosângela Cardoso de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-08-31T02:18:19Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/147842 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho trata das reflexões imbricadas na prática compartilhada do curso de Pedagogia, 7ª etapa – o estágio obrigatório. Apresenta os sujeitos e os espaços envolvidos na reflexão do tema. Os referenciais teóricos que se destacam são Paulo Freire, que ressalta a autonomia dos educandos, refletindo sobre a prática docente, Miguel G. Arroyo, que aborda a “humana docência” como forma de realizar um fazer pedagógico mais humano e alegre, Jaqueline Moll, para questionar modelos tradicionais de educação e desafiar novos caminhos e novos espaços educativos na EJA, Clarice Traversini, no uso da expressão docência compartilhada no Brasil para o processo de educação inclusiva; e, Antônio Nóvoa, para enfatizar a fundamental importância da docência compartilhada para a formação docente. A metodologia baseia-se na pesquisa em fontes primárias, nos seguintes materiais: a revisão de produções acadêmicas, análise do Diário de Classe e entrevistas com quatro colegas do curso de Pedagogia desta Universidade, que realizaram estágio obrigatório com docência compartilhada. Constata-se que as diferentes experiências de compartilhar docência apresentam peculiaridades próprias e particularidades comuns que colaboram diretamente no fazer pedagógico do processo de ensino e aprendizagem e para a formação docente. Neste trabalho, destacam-se as seguintes peculiaridades da experiência do estágio: as vivências acadêmicas, as intervenções pedagógicas, a inclusão e a avaliação. Finaliza-se com a retomada das ideias principais e o convite às novas perspectivas para a educação. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.title | A experiência da formação na docência compartilhada em EJA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001000054 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2016 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1414)