Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMachado, Carmem Lucia Bezerrapt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Rosângela Cardoso dept_BR
dc.date.accessioned2016-08-31T02:18:19Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/147842pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho trata das reflexões imbricadas na prática compartilhada do curso de Pedagogia, 7ª etapa – o estágio obrigatório. Apresenta os sujeitos e os espaços envolvidos na reflexão do tema. Os referenciais teóricos que se destacam são Paulo Freire, que ressalta a autonomia dos educandos, refletindo sobre a prática docente, Miguel G. Arroyo, que aborda a “humana docência” como forma de realizar um fazer pedagógico mais humano e alegre, Jaqueline Moll, para questionar modelos tradicionais de educação e desafiar novos caminhos e novos espaços educativos na EJA, Clarice Traversini, no uso da expressão docência compartilhada no Brasil para o processo de educação inclusiva; e, Antônio Nóvoa, para enfatizar a fundamental importância da docência compartilhada para a formação docente. A metodologia baseia-se na pesquisa em fontes primárias, nos seguintes materiais: a revisão de produções acadêmicas, análise do Diário de Classe e entrevistas com quatro colegas do curso de Pedagogia desta Universidade, que realizaram estágio obrigatório com docência compartilhada. Constata-se que as diferentes experiências de compartilhar docência apresentam peculiaridades próprias e particularidades comuns que colaboram diretamente no fazer pedagógico do processo de ensino e aprendizagem e para a formação docente. Neste trabalho, destacam-se as seguintes peculiaridades da experiência do estágio: as vivências acadêmicas, as intervenções pedagógicas, a inclusão e a avaliação. Finaliza-se com a retomada das ideias principais e o convite às novas perspectivas para a educação.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleA experiência da formação na docência compartilhada em EJApt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001000054pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples