Mostrar el registro sencillo del ítem
A escolarização de crianças autistas no ensino regular : percepções das professoras da sala de integração e recursos na rede municipal de ensino de Porto Alegre.
dc.contributor.advisor | Grohs, Gláucia Helena Motta | pt_BR |
dc.contributor.author | Paz, Francielle Bastos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-08-31T02:18:15Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/147834 | pt_BR |
dc.description.abstract | No presente trabalho objetivou-se levantar reflexões acerca da escolarização de crianças autistas na escola regular a partir da percepção de educadoras especiais – que atualmente atendem autistas – da Sala de Integração e Recursos (SIR) em escolas de ensino fundamental do Município de Porto Alegre. É uma pesquisa de caráter qualitativo e como instrumento de coleta de dados utilizou-se entrevistas semiestruturadas. A perspectiva metodológica utilizada para analisar as entrevistas foi a Análise de Conteúdo. A partir das falas das professoras definiram-se duas categorias de análise, a saber: o papel da SIR e do educador especial na inclusão de crianças autistas no ensino regular; e percepções sobre o aluno autista na escola de ensino regular e a formação docente. Os resultados apontam que atualmente a SIR é parte essencial da escola regular para a permanência dos alunos autistas na escola, que socialização e aprendizagem possuem a mesma importância no processo de escolarização destes alunos, que a família é essencial para um melhor desenvolvimento dessas crianças, e que a formação continuada é indispensável para todo o quadro docente. | pt_BR |
dc.description.abstract | El presente trabajo tuvo como objetivo generar reflexiones acerca de la escolarización de chicos autistas en la educación formal a partir de la percepción de educadores especiales – que en la actualidad prestan asistencia a los estudiantes autistas – de la Sala de Integração e Recursos (SIR) en escuelas de nivel inicial del municipio de Porto Alegre. Es una investigación de carácter cualitativo y como instrumento de recolección de datos se utilizaron entrevistas semiestructuradas. La perspectiva metodológica utilizada para analizar las entrevistas fue el Análisis de Contenido. A partir de los dichos de las profesoras se definieron dos categorías de análisis, a saber: el papel de la SIR y del educador especial en la inclusión de chicos autistas en la educación formal y la formación docente. Los resultados apuntan a que actualmente la SIR es parte esencial de la educación formal para la permanencia de los alumnos autistas en la escuela, que la socialización y la aprendizaje poseen la misma importancia en el proceso de escolarización de estos alumnos, que la familia es esencial a un mejor desarrollo de los niños y que la formación continuada es indispensable para todo cuadro docente. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Escolarización | es |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Percepción docente | es |
dc.subject | Escolarização | pt_BR |
dc.subject | Percepção | pt_BR |
dc.subject | Sala de recursos | pt_BR |
dc.title | A escolarização de crianças autistas no ensino regular : percepções das professoras da sala de integração e recursos na rede municipal de ensino de Porto Alegre. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001000539 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2016 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Tesinas de Curso de Grado (37015)Tesinas Pedagogía (1396)