Acesso e permanência de pessoas de classes populares na educação musical : um olhar desde a perspectiva de seus docentes
dc.contributor.advisor | Maffioletti, Leda de Albuquerque | pt_BR |
dc.contributor.author | Bischoff, Felipe | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-08-31T02:18:09Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/147826 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa problematiza a inserção de estudantes com condições socioeconômicas desfavoráveis em uma instituição que oferece um curso técnico em instrumento musical. Dedica-se especificamente ao caso do Curso Técnico em Instrumento Musical do IFRS, com o objetivo de refletir sobre os desafios enfrentados pelos professores e equipe pedagógica para atender a especificidade desses estudantes. Procura identificar os procedimentos, alternativas ou estratégias empregadas com a finalidade de viabilizar os estudos e garantir a permanência. Participam da pesquisa dois professores de instrumento musical (flauta e violão) e um professor representando a equipe diretiva da instituição. Esta, situada em Porto Alegre em local de fácil acesso, pertence à rede pública federal, oferece ensino gratuito com reserva de vagas para alunos de condições econômicas desfavoráveis. A pesquisa inclui análise documental e pesquisa de campo. O corpus é formado pelas narrativas dos professores, obtidas por meio de entrevistas, cujo enfoque (auto)biográfico segue as recomendações de Bolívar (2011) e Abrahão (2008). Os resultados da pesquisa mostram que as narrativas dos professores sobre sua trajetória de vida permitem aproximar o caráter humanístico de sua formação ao modo como encaram a docência e o contexto sociocultural dos estudantes. Os desafios enfrentados dizem respeito principalmente à leitura e compreensão das realidades vividas pelos alunos e à discussão crítica e coletiva sobre o que significa garantir a permanência desses estudantes na instituição. Dentre as estratégias criadas destacam-se a disponibilização e o incentivo do uso dos espaços físicos da instituição para estudos e a disponibilização de instrumentos e materiais necessários ao estudo. Apesar dos limites do presente estudo, os resultados podem ser considerados uma possibilidade para a compreensão mais ampla das políticas de democratização do acesso à educação para todos. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação musical | pt_BR |
dc.subject | Política educacional | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.title | Acesso e permanência de pessoas de classes populares na educação musical : um olhar desde a perspectiva de seus docentes | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001000083 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2016 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Pedagogia (1401)