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dc.contributor.authorGrillo, Maria de Fátima Ferreirapt_BR
dc.contributor.authorNeumann, Cristina Rolimpt_BR
dc.contributor.authorScain, Suzana Fiorept_BR
dc.contributor.authorRozeno, Raquel Fariaspt_BR
dc.contributor.authorBeloli, Luispt_BR
dc.contributor.authorPerinetto, Tiagopt_BR
dc.contributor.authorGross, Jorge Luizpt_BR
dc.contributor.authorLeitão, Cristiane Bauermannpt_BR
dc.date.accessioned2016-08-24T02:16:06Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn0102-311Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/147590pt_BR
dc.description.abstractThe aim of the study was to evaluate the effect of a structured group education program administered by a primary care nurse in patients with type 2 diabetes mellitus. The sample included 137 patients with type 2 diabetes mellitus, randomized into two groups: intervention (5-week educational course and reinforcements every 4 months for one year) and control (with no structured diabetes mellitus education) with an evaluation of metabolic control, weight, blood pressure, distress scores, and knowledge on diabetes. There were no differences between the two groups in HbA1c at 4, 8, or 12 months when compared to baseline values. An increase in HbA1c was observed in the control group after adjusting for baseline HbA1c and insulin dose (p = 0.044 between groups). Knowledge scores and diabetesrelated distress improved after the intervention. A structured educational program administered to type 2 diabetes mellitus patients seen at a primary care unit improved the knowledge and distress associated with the disease. The results also suggest the prevention of an increase in HbA1c.en
dc.description.abstractO objetivo deste estudo foi avaliar o efeito de um programa de educação estruturado em grupo, aplicado por enfermeira de cuidados primários a pacientes com diabetes mellitus tipo 2. A amostra contou com 137 pacientes com diabetes mellitus tipo 2, randomizados em dois grupos: intervenção, (curso educativo de cinco semanas e reforços a cada 4 meses, durante um ano) e grupo controle (sem educação estruturada) com avaliação do controle metabólico, peso, pressão arterial, escores de estresse e conhecimento relacionados ao diabetes. Não houve diferenças entre os grupos na HbA1c em 4, 8 ou 12 meses, quando comparado aos valores basais. Foi observado um incremento na HbA1c no grupo controle após ajustes para HbA1c no basal e dose de insulina (p = 0,044 entre grupos). Os escores de conhecimento e estresse relacionados ao diabetes melhoraram após a intervenção. Um programa educacional estruturado ministrado à pacientes com diabetes mellitus tipo 2 atendidos em atenção primaria melhorou o conhecimento e estresse associados à doença. Além disso, nossos resultados sugerem uma prevenção de elevação da HbA1c.pt_BR
dc.description.abstractEl objetivo de este estudio fue evaluar el efecto de un programa de educación estructurada en grupo, aplicado por la enfermera de atención primaria para pacientes con diabetes mellitus tipo 2. La muestra incluyó a 137 pacientes con diabetes mellitus tipo 2, aleatorizados en dos grupos: intervención (curso de formación de 5 semanas, com refuerzos cada 4 meses durante un año) y el grupo de control (sin educación estructurada) para evaluar el control metabólico, peso, presión arterial, niveles de estrés y conocimientos relacionados con la diabetes. No hubo diferencias entre los grupos en HbA1c en 4, 8 ó 12 meses en comparación con los valores basales. Se observó un aumento de HbA1c en el grupo de control después del ajuste de HbA1c en la línea de base y a la dosis de la insulina (p = 0,044 entre grupos). Las puntuaciones de los conocimientos y del estrés relacionadas con la diabetes mejoraron después de la intervención. Un programa educativo estructurado ofrecido a los pacientes con diabetes mellitus tipo 2 tratados en la atención primaria mejoró el conocimiento y el estrés asociado con la enfermedad. Por otra parte, nuestros resultados sugieren una prevención elevada de la HbA1c.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.relation.ispartofCadernos de saúde pública. Rio de Janeiro. Vol. 32, n. 5 (May. 2016), e00097115, 10 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDiabetes mellituses
dc.subjectDiabetes mellitus tipo 2pt_BR
dc.subjectEducación en saludes
dc.subjectAtenção primária à saúdept_BR
dc.subjectAtención primaria de saludes
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectDiabetes mellitusen
dc.subjectHealth educationen
dc.subjectPrimary health careen
dc.titleDiabetes education in primary care : a randomized clinical trialpt_BR
dc.title.alternativeEducação em diabetes na atenção primária : um ensaio clínico randomizadopt
dc.title.alternativeEducación sobre diabetes en la atención primaria : un ensayo clínico aleatorizadoes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000998451pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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