Design comunica : o projeto gráfico nos livros da Cosac Naify

Visualizar/abrir
Data
2016Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
A pesquisa aborda o papel do design na produção editorial a partir da editora Cosac Naify, que funcionou no período de 1997 a 2015. Tem como objetivo identificar as estratégias utilizadas pela editora no que se refere ao design de seus livros, a fim de refletir sobre o papel da forma material das edições como elemento fundamental da atividade editorial. Adota como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica para construção do quadro teórico e, juntamente com a pesquisa documental, esta ...
A pesquisa aborda o papel do design na produção editorial a partir da editora Cosac Naify, que funcionou no período de 1997 a 2015. Tem como objetivo identificar as estratégias utilizadas pela editora no que se refere ao design de seus livros, a fim de refletir sobre o papel da forma material das edições como elemento fundamental da atividade editorial. Adota como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica para construção do quadro teórico e, juntamente com a pesquisa documental, esta auxilia no levantamento histórico sobre a Cosac Naify e seu editor, Charles Cosac. Realiza-se a avaliação qualitativa de edições exemplares publicadas: as coleções Portátil e Moda Brasileira e os livros Bonsai, de Alejandro Zambra, e Decameron, de Giovanni Boccaccio. Os resultados indicam que as fortunas familiares dos sócios Michael Naify e Charles Cosac permitiram à editora contrariar o usual do mercado, colocando a excelência do projeto sempre à frente de sua viabilidade econômica. A paixão de Cosac pelas artes materializou-se na Cosac Naify como forma de realizar um projeto de vida, sem assegurar fins lucrativos. Através do cuidado com cada elemento do projeto gráfico e seu conceito, o design dos livros marca o caráter inovador e ousado da editora e reflete a proposta editorial da Cosac Naify. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Coleções
-
TCC Comunicação Social (1937)
Este item está licenciado na Creative Commons License
