Experiência estética e presença : nuances poéticas em Febre do Rato
Visualizar/abrir
Data
2016Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Esta monografia tem por objetivo compreender como a materialidade audiovisual do filme Febre do rato (2011), de Cláudio Assis, cria condições para a emergência de experiências estéticas, pensando esses fenômenos a partir das noções de efeitos de presença e efeitos de sentido desenvolvidas por Hans Ulrich Gumbrecht. Este estudo entende, por ‘materialidade do audiovisual’, seus elementos imagéticos, sonoros e rítmicos, materialidades que existem como realidade na medida em que são percebidos pelo ...
Esta monografia tem por objetivo compreender como a materialidade audiovisual do filme Febre do rato (2011), de Cláudio Assis, cria condições para a emergência de experiências estéticas, pensando esses fenômenos a partir das noções de efeitos de presença e efeitos de sentido desenvolvidas por Hans Ulrich Gumbrecht. Este estudo entende, por ‘materialidade do audiovisual’, seus elementos imagéticos, sonoros e rítmicos, materialidades que existem como realidade na medida em que são percebidos pelos nossos sentidos. Partindo da constatação de Gumbrecht (2010) de que a poesia é um dos principais exemplos da oscilação entre efeitos de presença e efeitos de sentido, a análise é realizada com foco em momentos de intensidade marcados pela poesia, seja ela na forma oral, recitada pelo protagonista Zizo, ou na forma estrutural, através da montagem. A investigação é feita a partir de aspectos da mise-en-scène, da cinematografia, do som e do ritmo. Este último revelou-se, no curso do desenvolvimento da pesquisa, como o grande articulador das possíveis experiências estéticas no filme. ...
Abstract
This monograph aims to understand how the audio-visual materiality of the film Febre do Rato (2011), from the director Claudio Assis, creates conditions for the emergence of aesthetic experiences, thinking these phenomena from the notions of presence effects and meaning effects developed by Hans Ulrich Gumbrecht. This study considers, 'materiality of the áudio-visual' their imagery, sound and rhythmic elements, materialities that exist as reality if perceived by our senses. From Gumbrecht’s fin ...
This monograph aims to understand how the audio-visual materiality of the film Febre do Rato (2011), from the director Claudio Assis, creates conditions for the emergence of aesthetic experiences, thinking these phenomena from the notions of presence effects and meaning effects developed by Hans Ulrich Gumbrecht. This study considers, 'materiality of the áudio-visual' their imagery, sound and rhythmic elements, materialities that exist as reality if perceived by our senses. From Gumbrecht’s finding that poetry is a prime example of the oscillation between presence effects and meaning effects, the analysis is performed focusing on moments of intensity marked by poetry, be it orally, recited by the protagonist Zizo, or structurally, through editing. The analysis focuses on mise-en-scène, cinematography, sound and rhythm aspects. This latter proved to be, in the course of the study, as the great articulator of possible aesthetic experiences in the film. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Coleções
-
TCC Comunicação Social (1830)
Este item está licenciado na Creative Commons License