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dc.contributor.advisorBasso, Marcus Vinicius de Azevedopt_BR
dc.contributor.authorMaciel, Marcos Vinicius Milanpt_BR
dc.date.accessioned2008-11-21T04:12:57Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/14729pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho foi organizar e desenvolver um conjunto de atividades extracurriculares com um grupo de alunos de uma escola pública federal de Educação Básica interessados em aprofundar seus conhecimentos em Matemática. Tais atividades foram elaboradas com base em questões propostas nas provas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e de acordo com alguns dos Fundamentos Filosóficos da Educação Matemática Crítica de Ole Skovsmose. A consolidação dessas atividades, a partir da criação de um espaço institucional denominado Grupo de Estudos Professor Malba Tahan (GEMaTh), possibilitou que esse grupo de alunos pudesse ser reconhecido pela comunidade escolar. Nesse sentido, a valorização da característica comum associada a esses alunos – o interesse pelo estudo da Matemática – enquadra-se numa concepção de Educação Inclusiva, a qual defende o direito à diferença. A relevância das atividades realizadas com os alunos do GEMaTh é justificada a partir da hipótese de que, no futuro, esses alunos poderão compor e qualificar os quadros, acadêmicos e profissionais, de natureza técnico-científica, que são fundamentais ao desenvolvimento econômico e social de nosso país.pt_BR
dc.description.abstractEl objetivo de este trabajo fue organizar y desarrollar un conjunto de actividades extracurriculares con un grupo de alumnos de una escuela pública federal de Educación Básica interesados en profundizar sus conocimientos en Matemáticas. Tales actividades fueron elaboradas con base en cuestiones propuestas en las pruebas de la Olimpíada Brasileira das Escolas Públicas (OBMEP) y de acuerdo con algunos de los Fundamentos Filosóficos de la Educación Matemática Crítica de Ole Skovsmove. La consolidación de esas actividades, a partir de la creación de un espacio institucional llamado Grupo de Estudios Profesor Malba Tahan (GEMaTh), posibilitó que ese grupo de alumnos pudiera ser reconocido por la comunidad escolar. En ese sentido, la valoración de la característica común asociada a esos alumnos – el interés por el estudio de las Matemáticas – se encaja en una concepción de Educación Inclusiva, la cual defiende el derecho a la diferencia. La relevancia de las actividades realizadas con los alumnos del GEMaTh es justificada a partir de la hipótesis de que, en el futuro, esos alumnos podrán componer y calificar los cuadros académicos y profesionales de naturaleza técnico-científica, los cuales son fundamentales al desarrollo económico y social de nuestro país.es
dc.description.abstractThe present work aims to organize and develop a set of extracurricular activities with a group of students from a federal public school who are interested in improving their Mathematical skills. These activities have been based on questions offered in the Public Schools Mathematical Olympiad (PSMO) and are in accordance with some of the philosophical fundaments of Ole Skovsmose´s Critical Mathematics Education. The consolidation of these activities – started with the creation of an institutional area entitled Professor Malba Tahan´s Study Group (GEMaTh) – enabled the recognition of these students in the scholarly community. Therefore, the value of the common characteristic connected to these students – their interest in the study of mathematics – is linked to an inclusive educational conception, which supports the right to difference. The relevance of the activities done with the students from GEMaTh is justified from the hypothesis that they will further constitute and qualify the technical-scientific academic and professional staffs which are essential to our country’s social-economic development.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectOlimpíadas de matemáticases
dc.subjectFundamentos de matematicapt_BR
dc.subjectGrupos de estudopt_BR
dc.subjectOBMEPes
dc.subjectEducación inclusivaes
dc.subjectEducación matemáticaes
dc.subjectEducación matemática críticaes
dc.subjectMathematical olympiaden
dc.subjectPSMOen
dc.subjectInclusive educationen
dc.subjectMathematics educationen
dc.titleGEMaTh : a criação de um grupo de estudos segundo fundamentos da Educação Matemática crítica : uma proposta de educação inclusivapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000667118pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2008pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


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