Considerações acerca da ansiedade de leitura : uma revisão da literatura
Fecha
2016Nivel académico
Especialización
Otro título
Considerations about reading anxiety : a literature review
Materia
Resumo
Sabe-se que muitas crianças em idade escolar apresentam dificuldades de aprendizagem, sobretudo na leitura. Déficits cognitivos não são a única causa da problemática, mas os fatores socioambientais também devem ser considerados. O presente estudo tem por objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre o fenômeno da ansiedade de leitura. Para tanto, realizou-se uma pesquisa nos principais bancos de dados, onde foram selecionados e analisados seis artigos. Concluiu-se que é de extrema valia a p ...
Sabe-se que muitas crianças em idade escolar apresentam dificuldades de aprendizagem, sobretudo na leitura. Déficits cognitivos não são a única causa da problemática, mas os fatores socioambientais também devem ser considerados. O presente estudo tem por objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre o fenômeno da ansiedade de leitura. Para tanto, realizou-se uma pesquisa nos principais bancos de dados, onde foram selecionados e analisados seis artigos. Concluiu-se que é de extrema valia a produção científica acerca do tema, assim como o desenvolvimento de instrumentos de avaliação deste construto para auxiliar no diagnóstico e acompanhamento de crianças que apresentam a problemática. ...
Abstract
It is known that many school-aged children have learning disabilities, especially in reading. Cognitive deficits are not the only cause of the problem and the social and environmental factors are also relevant. This study aims to conduct a literature review on reading anxiety. Therefore, we carried out a survey in key databases and six articles were selected and analyzed. It was concluded that research on this subject is extremely scientifically valuable, as well as the development of assessmen ...
It is known that many school-aged children have learning disabilities, especially in reading. Cognitive deficits are not the only cause of the problem and the social and environmental factors are also relevant. This study aims to conduct a literature review on reading anxiety. Therefore, we carried out a survey in key databases and six articles were selected and analyzed. It was concluded that research on this subject is extremely scientifically valuable, as well as the development of assessment tools of this construct to aid in the diagnosis and monitoring of children with the problem. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Especialização em Avaliação Psicológica.
Colecciones
-
Ciencias Humanas (1949)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License