Ensino religioso e assistência religiosa no Rio grande do Sul : quadros exploratórios
Visualizar/abrir
Data
2011Tipo
Assunto
Resumo
Partindo de uma perspectiva que se interessa pelas configurações geradas pela relação entre sociedade e religião, o texto aborda dois temas: ensino religioso em escolas públicas e assistência religiosa em instituições destinadas à internação de adolescentes que cumprem medida socioeducativa. A maior parte dos dados refere-se ao Rio Grande do Sul, procurando-se apresentar um quadro exploratório para ambos os temas. Mais especificamente, os resultados incidem sobre as formas que caracterizam o mo ...
Partindo de uma perspectiva que se interessa pelas configurações geradas pela relação entre sociedade e religião, o texto aborda dois temas: ensino religioso em escolas públicas e assistência religiosa em instituições destinadas à internação de adolescentes que cumprem medida socioeducativa. A maior parte dos dados refere-se ao Rio Grande do Sul, procurando-se apresentar um quadro exploratório para ambos os temas. Mais especificamente, os resultados incidem sobre as formas que caracterizam o modo de relação entre determinadas instituições públicas e a religião e o modo pelo qual se definem configurações de diversidade religiosa. ...
Abstract
From a perspective that is interested in the configurations generated by the relationship between society and religion, the article addresses two themes: religious education in public schools and religious assistance at institutions for adolescents under socio-educational measures. Most of the data refer to the Rio Grande do Sul, seeking to present an exploratory framework for both subjects. More specifically, the results focus on the ways that characterize the mode of relationship between reli ...
From a perspective that is interested in the configurations generated by the relationship between society and religion, the article addresses two themes: religious education in public schools and religious assistance at institutions for adolescents under socio-educational measures. Most of the data refer to the Rio Grande do Sul, seeking to present an exploratory framework for both subjects. More specifically, the results focus on the ways that characterize the mode of relationship between religion and certain public institutions and the mode by which configurations of religious diversity are defined. ...
Contido em
Civitas : revista de ciências sociais. Porto Alegre, RS. Vol. 11, n. 2 (maio/ago. 2011), p. 259-283
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (39558)Ciências Humanas (6795)
Este item está licenciado na Creative Commons License