Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLinden, Júlio Carlos de Souza van derpt_BR
dc.contributor.authorEly, Cristinapt_BR
dc.date.accessioned2016-07-23T02:17:36Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/143906pt_BR
dc.description.abstractAs cores fazem parte da nossa vida, assim como os produtos e objetos que nos cercam, que ao longo do tempo puderam ser ofertados em variadas cores. Tendo em vista a atividade do designer de produto, buscou-se com este estudo compreender como a seleção de cores no projeto de produto pode ser orientada para gerar bem-estar. Para isso, foi realizado um trabalho de pesquisa aplicada que entrevistou professores e designers visando conhecer o processo de seleção de cores de designers gaúchos articulando com o potencial emocional despertado pelas cores em produtos. Este trabalho apresenta como resultado um marco teórico sobre a influência da cor na relação emocional com produtos, que ocorre em duas dimensões: a cor como estímulo e a cor como experiência. Além disso, apresenta-se a diferença entre professores e designers no processo de seleção de cor em produtos, por fim, através de um mapa, sugere um processo para seleção de cores no projeto de produto.pt_BR
dc.description.abstractColors are an important part of our lives, as are the products and objects that surround us, and as time went by, they could be offered in a multiple array of colors. Looking at the activities of a product designer, this study sought out understanding how the selection of color in a project of a product can be oriented towards common well-being. To achieve this, an applied research was done, interviewing professors and designers, looking into the process of selection of colors made by local designers, articulated with the emotional potential that emerges by colors on products. This study shows as a result e theoretical model about the influence of color on the emotional relations with the products, that presents itself in two dimensions: color as a stimulus and color as an experience itself. Furthermore, it presents through a map, a suggestion on the process of color selection on the product project. Besides that the differences between professors and designers colors choosing methods will be presented at the end, a process of color selection will be presented through a map.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesignen
dc.subjectDesign emocionalpt_BR
dc.subjectCorpt_BR
dc.subjectEmotionen
dc.subjectDesign de produtopt_BR
dc.subjectColoren
dc.titleProcesso de seleção de cores no projeto do produto orientado ao bem-estarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000998231pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples