Motivação à prática regular de atividades físicas : um estudo com adolescentes com sobrepeso e obesos das escolas de Erechim-RS
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Data
2008Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
O tema do presente estudo trata da motivação à prática regular de atividades físicas de adolescentes com sobrepeso e obesos. O objetivo geral desta pesquisa foi descrever e explorar a motivação à prática regular de atividades físicas em adolescentes com sobrepeso e obesos (13 – 18 anos), que freqüentam as aulas de educação física das escolas de ensinos fundamental e médio de Erechim-RS. Os objetivos específicos foram verificar as diferenças do perfil motivacional de adolescentes com sobrepeso e ...
O tema do presente estudo trata da motivação à prática regular de atividades físicas de adolescentes com sobrepeso e obesos. O objetivo geral desta pesquisa foi descrever e explorar a motivação à prática regular de atividades físicas em adolescentes com sobrepeso e obesos (13 – 18 anos), que freqüentam as aulas de educação física das escolas de ensinos fundamental e médio de Erechim-RS. Os objetivos específicos foram verificar as diferenças do perfil motivacional de adolescentes com sobrepeso e obesos, controlando a variável “sexo”, “níveis de ensino (Fundamental e Médio)”, bem como identificar as diferenças do perfil motivacional de adolescentes com sobrepeso e obesos, quando comparados com seus pares “eutróficos”. Para tanto, foi aplicado o Inventário de Motivação à Prática Regular de Atividades Físicas (IMPRAF-54; Balbinotti e Barbosa, 2006), que avalia seis dimensões motivacionais associadas à prática regular de atividade física: Controle de Estresse, Saúde, Sociabilidade, Competitividade, Estética e Prazer. As respostas aos itens do IMPRAF-54 são dadas conforme uma escala de tipo Likert, bidirecional, graduada em 5 pontos, partindo de “isto me motiva pouquíssimo” (1) a “isto me motiva muitíssimo” (5). O IMPRAF-54 foi respondido por 187 adolescentes com sobrepeso e obesos de ambos os sexos, compreendidos na faixa etária de 13 a 18 anos, freqüentadores das aulas de educação física, das escolas da cidade de Erechim/RS e 187 adolescentes eutróficos retirados do mesmo contexto (para a comparação dos pares). Constatou-se que a dimensão que mais motiva os adolescentes com sobrepeso e obesos foi a Saúde (1º); seguida, respectivamente, pelo par de dimensões Prazer e Estética (estatisticamente indissociáveis) (2º); Sociabilidade (3º) e, finalmente, pelo par estatisticamente indissociável de dimensões Controle de Estresse e Competitividade (4º). Destaca-se, também, que a dimensão Saúde foi priorizada em todas as variáveis controladas (“sexo”, “níveis de ensino” e “Índice de Massa Corporal”). O fator motivacional Saúde se relaciona com a melhoria da aptidão física, o aumento da vitalidade, além da diminuição de fatores de riscos para doenças e ganhos na qualidade de vida. Portanto, os resultados indicam que os adolescentes com sobrepeso e obesos (13 – 18 anos), alunos das escolas de ensino Fundamental e Médio de Erechim-RS, tem sua participação nas atividades físicas regulares predominantemente baseadas nas motivações intrínsecas, apoiadas por estímulos extrínsecos. Recomenda-se que novas pesquisas sejam realizadas para que se possa aprofundar ainda mais os conhecimentos sobre esta temática. ...
Abstract
The subject of this study deals with the motivation to the regular practice of physical activities of overweight and obese adolescents. The general objective of this research was to describe and explore the motivation to the practice of regular physical activity in overweight and obese adolescents (13 – 18 years), who attend the physical education classes in Elementary and Hight schools, of Erechim-RS. The specific objectives were: to check the differences of motivational profile of overweight ...
The subject of this study deals with the motivation to the regular practice of physical activities of overweight and obese adolescents. The general objective of this research was to describe and explore the motivation to the practice of regular physical activity in overweight and obese adolescents (13 – 18 years), who attend the physical education classes in Elementary and Hight schools, of Erechim-RS. The specific objectives were: to check the differences of motivational profile of overweight and obese adolescents, controlling the variable "sex", "levels of education (Elementary and Hight), and to identify the differences of the motivational profile of overweight and obese adolescents, when compared with their pairs "eutrophics". So, it was apply to the inventory of Motivation Practice of Regular Physical Activities (IMPRAF-54; Balbinotti and Barbosa, 2006), which assesses six dimensions motivational linked to the regular practice of physical activity: Control of Stress, Health, Sociability, Competitiveness, Aesthetics and Pleasure. The responses to the items of IMPRAF-54 are given as a scale of Likert, bidirectional graduated on 5 points, starting from "this motivates me a little bit" (1) to "this motivates me greatly" (5). The IMPRAF-54 was answered by 187 overweight and obese adolescents of both sexes, in the age group of 13 to 18 years, that attend physical education classes in schools of the Erechim city / RS and 187 adolescents eutrophic withdrawn from the same context (for comparison of the peers) It was verificate that the dimension that most motivate the overweight and obese adolescents is the Health (1); followed, respectively, by the pair of dimension Pleasure and Aesthetics (statistically inseparable) (2); Sociability (3) and finally, by pair statistically inseparable of dimensions of Control Stress and Competitiveness (4). It is also verificate that the dimension Health was prioritized in all controlled variables ("sex", "level of education" and "Body Mass Index"). The motivational factor Health relates to the improvement of physical fitness, the increased vitality, and the reduction of risk factors for diseases and gains in quality of life. Therefore, the results indicate that overweight and obese adolescents (13 – 18 years), students of the Elementary and Hight schools of Erechim-RS, it has his participation in the physical regular activities predominantly based on the intrinsic motivations, rested on stimuli extrinsecos. It is recommended further research so we can deepen the knowledge about this subject. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano.
Coleções
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Ciências da Saúde (9084)
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