Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAlmeida, Dória Bittencourtpt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Edivan Machado dept_BR
dc.date.accessioned2016-06-21T02:10:23Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/142872pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo busca identificar como o professor deve mediar o processo de construção do conhecimento no aluno, diante da dinâmica do cotidiano da escola e das várias realidades sócio-culturais presente nas turmas do ensino fundamental. No estudo em questão foram utilizados dois (2) tipos de pesquisa: a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de levantamento, onde esta foi realizada com auxílio de um questionário aplicado com 7 professoras, atuantes na área do ensino fundamental numa das escolas pertencentes a rede municipal de ensino da cidade de Criciúma – SC. Através das informações coletadas com a pesquisa ficou evidente a necessidade que têm os currículos escolares de revisarem, constantemente, seus objetivos e metas, como forma de demonstrar que a escola está consciente que necessita valorizar as experiências exteriores do indivíduo em suas práticas pedagógicas. Esta pesquisa foi realizada baseada em revisão bibliográfica, considerando os seus principais referenciais teóricos: Vygotski, Paulo Freire e Piaget, a partir de autores como: Candau (2003); Facci (2006); Martins (2006); Moretto (2000); Moreira & Silva (2001), os quais discutem a importância de criar um ambiente em que a o educador consiga perceber como o educando transpõe a sua realidade para os conteúdos escolares. A educação necessita estar constituída no conhecimento da realidade vivenciada e experienciada pelos indivíduos a quem se faz referência e se destina o processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectConstrução do conhecimentopt_BR
dc.subjectHeterogeneidadept_BR
dc.subjectCurrículo integradopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.subjectDiversidade culturalpt_BR
dc.titleA construção do conhecimento diante da diversidade cultural : desafios para professorespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coCosta, Márcia Caetanopt_BR
dc.identifier.nrb000993652pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples