A construção do conhecimento diante da diversidade cultural : desafios para professores
dc.contributor.advisor | Almeida, Dória Bittencourt | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Edivan Machado de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-06-21T02:10:23Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/142872 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo busca identificar como o professor deve mediar o processo de construção do conhecimento no aluno, diante da dinâmica do cotidiano da escola e das várias realidades sócio-culturais presente nas turmas do ensino fundamental. No estudo em questão foram utilizados dois (2) tipos de pesquisa: a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de levantamento, onde esta foi realizada com auxílio de um questionário aplicado com 7 professoras, atuantes na área do ensino fundamental numa das escolas pertencentes a rede municipal de ensino da cidade de Criciúma – SC. Através das informações coletadas com a pesquisa ficou evidente a necessidade que têm os currículos escolares de revisarem, constantemente, seus objetivos e metas, como forma de demonstrar que a escola está consciente que necessita valorizar as experiências exteriores do indivíduo em suas práticas pedagógicas. Esta pesquisa foi realizada baseada em revisão bibliográfica, considerando os seus principais referenciais teóricos: Vygotski, Paulo Freire e Piaget, a partir de autores como: Candau (2003); Facci (2006); Martins (2006); Moretto (2000); Moreira & Silva (2001), os quais discutem a importância de criar um ambiente em que a o educador consiga perceber como o educando transpõe a sua realidade para os conteúdos escolares. A educação necessita estar constituída no conhecimento da realidade vivenciada e experienciada pelos indivíduos a quem se faz referência e se destina o processo de ensino-aprendizagem. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Construção do conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Heterogeneidade | pt_BR |
dc.subject | Currículo integrado | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.subject | Diversidade cultural | pt_BR |
dc.title | A construção do conhecimento diante da diversidade cultural : desafios para professores | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Costa, Márcia Caetano | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000993652 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License