Aplicabilidade de arquitetura pedagógica com alunos de quarta série
dc.contributor.advisor | Batista, Neusa Chaves | pt_BR |
dc.contributor.author | D’Avila, Magali Brewda | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-06-21T02:10:08Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/142837 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho trata da aplicabilidade de uma ação pedagógica inovadora conhecida como Arquitetura Pedagógica. Proponho o estudo da aplicação desta prática, já utilizada com alunos de graduação na modalidade de EAD, com alunos de quarta série do ensino fundamental. O estudo foi realizado no primeiro semestre de 2010, em uma escola da rede estadual de Porto Alegre/RS com uma turma de 27 alunos e idades entre 9-12 anos. Esta análise de experiência da aplicabilidade de Arquitetura Pedagógica teve como objetivo promover a reflexão sobre as possibilidades de mudanças no processo de ensino-aprendizagem, considerando a construção do conhecimento a partir das experiências / vivências dos alunos. Arquitetura pedagógica pressupõe uma rede de interações e ações com o propósito de promover a construção da aprendizagem no aluno. Seguindo a linha do construtivismo, conforme Becker (2006), onde parte-se da idéia de que nada, a rigor, está pronto e acabado, a Arquitetura Pedagógica promove o resgate dos conhecimentos prévios dos alunos, levando-os a construir um conhecimento científico que promoverá novos conhecimentos prévios. Este processo conta com o apoio de diversas tecnologias, assim como um trabalho colaborativo entre os alunos e a produção de textos de autoria. Neste trabalho busco evidências sobre a aplicabilidade ou não da prática da Arquitetura Pedagógica em um público específico: alunos de quarta série do ensino fundamental. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Construtivismo | pt_BR |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | Aplicabilidade de arquitetura pedagógica com alunos de quarta série | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Gomes, Simone Gonzalez | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000993238 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Pedagogia (1401)