Avaliação da aprendizagem nas séries iniciais
dc.contributor.advisor | Almeida, Dóris Bittencout | pt_BR |
dc.contributor.author | Hendler, Maria Aparecida Evaldt Boff | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-06-21T02:10:04Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/142826 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como tema central a avaliação nas séries iniciais. Mostra que não é nada fácil modificar o processo avaliativo, pois há muitos fatores envolvidos e, para que essa mudança se concretize, é necessário o apoio e a parceria de toda a comunidade escolar. Para discutir questões relacionadas ao assunto, destaco importantíssimos estudiosos como Jussara Hoffmann, Celso Vasconcellos, Pedro Demo, entre outros, que nos revelam como se encontra a avaliação escolar atualmente, e a maneira mais indicada de avaliar a aprendizagem do aluno, já que a forma como é avaliado influencia na sua formação e personalidade. A pesquisa empírica contou com entrevistas de alguns professores de séries iniciais para descobrir o que eles pensam a respeito do assunto. A partir destes dados, pude relacionar com as buscas científicas, se suas revelações estavam semelhantes ou distantes do que os teóricos dizem. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present work is focused on the evaluation in the early grades. Shows that it is not easy to modify the evaluation process, because there are many factors involved and, for this change to happen, we need the support and partnership of the whole school community. To discuss issues related to the subject, I emphasize how very important scholars Jussara Hoffmann, Celso Vasconcellos, Pedro Demo, among others, which show how it is currently evaluating school, and better way of assessing student learning, since the way influence is evaluated on his training and personality. The empirical research had interviews with some teachers of the first to find out what they think about the matter. From these data, I could relate to scientific pursuits, whether his revelations were similar to or distant from what the theorists say. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Assessment | en |
dc.subject | Avaliação da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Professor | en |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Student | en |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.subject | Séries iniciais | pt_BR |
dc.title | Avaliação da aprendizagem nas séries iniciais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000993637 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1401)