Percepção dos alunos sobre a EAD
Visualizar/abrir
Data
2010Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
O presente artigo relata a trajetória da Educação a Distância no Brasil, e descreve a história da primeira experiência desenvolvida no Curso de Pedagogia na modalidade a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no Polo de Sapiranga. A abordagem dessa temática permeia a reflexão sobre a EAD, envolvendo os aspectos metodológicos e teóricos que constituem a complexa função tutorial do professor na EAD. Esta pesquisa tem por finalidade conhecer e analisar o perfil dos alunos d ...
O presente artigo relata a trajetória da Educação a Distância no Brasil, e descreve a história da primeira experiência desenvolvida no Curso de Pedagogia na modalidade a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no Polo de Sapiranga. A abordagem dessa temática permeia a reflexão sobre a EAD, envolvendo os aspectos metodológicos e teóricos que constituem a complexa função tutorial do professor na EAD. Esta pesquisa tem por finalidade conhecer e analisar o perfil dos alunos da educação a distância, as suas concepções sobre a EAD antes de ingressarem no curso e no decorrer do mesmo, através de questionário, respondido pelas alunas do PEAD, do Polo de Sapiranga. Atualmente a diferença existente nas características iniciais da educação a distância é admirável. A internet trouxe como principal benefício à interatividade. Os ambientes virtuais de aprendizagem permitem que os professores e alunos apesar de não estarem no mesmo ambiente físico, se sintam como se estivessem no mesmo espaço. Neste âmbito realizei um levantamento de opiniões acerca de fatores que levaram estes alunos aderirem o Curso de Pedagogia em EAD e as concepções da educação a distância antes do vestibular, expectativas referentes ao curso, dificuldades, desafios bem como em que o curso contribuiu para melhorar a sua prática pedagógica, Enfim, relatos da trajetória no decorrer do curso, as aprendizagens construídas e a importância do papel do Tutor são os objetivos deste trabalho. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização Tutoria em Educação á Distância.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License