Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBatista, Neusa Chavespt_BR
dc.contributor.authorSantos, Sueli Fonseca dospt_BR
dc.date.accessioned2016-06-21T02:09:55Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/142805pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho é um relato de experiência da prática desenvolvida no estágio curricular obrigatório do curso de Pedagogia - Licenciatura na Modalidade a Distância da Faculdade de Educação da UFRGS. O estágio foi realizado em uma escola estadual de Porto Alegre/RS, com uma turma de dezoito alunos do quarto ano do ensino fundamental. Este relato versa sobre o uso da Internet como ferramenta de pesquisa na escola, neste enfoque analisa alguns pontos, de suma importância, que foram fontes de reflexão sobre o uso das tecnologias na escola, como um instrumento pedagógico motivador do ensino e aprendizagem e prática de pesquisa. O mesmo está fundamentado em estudos nas áreas de Informática e educação e na vivência que tive como professor de rede pública, pondo em prática a pesquisa com o uso da Internet. Durante esta prática os alunos encontraram dificuldades na busca de informações com o uso da Internet, diante desta questão buscamos investigar as causas deste problema e concluímos que a avalanche de informações, o uso de forma indevida; fonte pronta e perfeita para plagiar conteúdos de pesquisa e a falta de integração da investigação à descoberta, foram os responsáveis por este entrave. Diante destas dificuldades constatamos que o papel do educador é fundamental, seja disponibilizando referências bibliográficas e propiciando o conhecimento de estratégias para especificar a busca, ou, principalmente estimulando a autonomia dos educandos para que, a partir de uma síntese de um conjunto de informações, sejam capazes de construir textos de autoria. Após estas constatações, o uso da Internet como ferramenta de pesquisa na minha prática tomou outro rumo, o de facilitador da aprendizagem e autonomia do educando.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.titleA internet como ferramenta na prática de pesquisa na escola públicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coGomes, Simone Gonzalezpt_BR
dc.identifier.nrb000994170pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples