A internet como ferramenta na prática de pesquisa na escola pública
dc.contributor.advisor | Batista, Neusa Chaves | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Sueli Fonseca dos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-06-21T02:09:55Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/142805 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho é um relato de experiência da prática desenvolvida no estágio curricular obrigatório do curso de Pedagogia - Licenciatura na Modalidade a Distância da Faculdade de Educação da UFRGS. O estágio foi realizado em uma escola estadual de Porto Alegre/RS, com uma turma de dezoito alunos do quarto ano do ensino fundamental. Este relato versa sobre o uso da Internet como ferramenta de pesquisa na escola, neste enfoque analisa alguns pontos, de suma importância, que foram fontes de reflexão sobre o uso das tecnologias na escola, como um instrumento pedagógico motivador do ensino e aprendizagem e prática de pesquisa. O mesmo está fundamentado em estudos nas áreas de Informática e educação e na vivência que tive como professor de rede pública, pondo em prática a pesquisa com o uso da Internet. Durante esta prática os alunos encontraram dificuldades na busca de informações com o uso da Internet, diante desta questão buscamos investigar as causas deste problema e concluímos que a avalanche de informações, o uso de forma indevida; fonte pronta e perfeita para plagiar conteúdos de pesquisa e a falta de integração da investigação à descoberta, foram os responsáveis por este entrave. Diante destas dificuldades constatamos que o papel do educador é fundamental, seja disponibilizando referências bibliográficas e propiciando o conhecimento de estratégias para especificar a busca, ou, principalmente estimulando a autonomia dos educandos para que, a partir de uma síntese de um conjunto de informações, sejam capazes de construir textos de autoria. Após estas constatações, o uso da Internet como ferramenta de pesquisa na minha prática tomou outro rumo, o de facilitador da aprendizagem e autonomia do educando. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Internet | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa | pt_BR |
dc.subject | Autonomia | pt_BR |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.title | A internet como ferramenta na prática de pesquisa na escola pública | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Gomes, Simone Gonzalez | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000994170 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License