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dc.contributor.advisorPiccolo, Luciane da Rosapt_BR
dc.contributor.authorGuerra, Márcia Martinspt_BR
dc.date.accessioned2016-06-15T02:13:00Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/142611pt_BR
dc.description.abstractEste estudo de caso objetivou demonstrar a importante contribuição da avaliação neuropsicológica como auxiliar no processo diagnóstico de um menino de 12 anos, a partir das queixas de déficits na aprendizagem, identificado pela escola e encaminhado a um Serviço de Saúde Pública. Neste, a neurologista, entre outros encaminhamentos, solicitou uma avaliação neuropsicológica sob a suspeita de dislexia. Assim, partindo-se do modelo neurocognitivo (correlação estrutura-função), que identificou funções cognitivas preservadas e/ou comprometidas envolvidas no processo de aprendizagem, tornou-se possível descartar a hipótese de dislexia e identificaram-se dados que preenchem os critérios diagnósticos que caracterizam a dislalia, um transtorno específico da articulação da fala. Portanto, pode-se concluir que a identificação e interpretação dos déficits nos sistemas funcionais do cérebro, que permitiu distinguir uma dificuldade específica de articulação da fala dos quadros de dislexia do desenvolvimento, torna a avaliação neuropsicológica um instrumento importante no processo diagnóstico.pt_BR
dc.description.abstractThis case study aimed to demonstrate the important contribution of the neuropsychological assessment in the diagnosis process of a 12-year-old boy from complaints of deficit in his learning identified by the school and referred to a Public Health Service. In this center, the neurologist requested - among other proceeds – a neuropsychological assessment under the suspicion of dyslexia. Thus, starting from the neurocognitive pattern (structure-function correlation), which identified preserved and/or committed cognitive functions involved in the learning process, it became possible to discard the hypothesis of dyslexia and identified data that satisfy fully the diagnostic criteria featuring dyslalia, a specific disorder of speech articulation. Therefore, it may concluded that the identification and interpretation of deficits in the brain functional systems, which allowed distinguish a specific difficulty in speech articulation in the cases of developmental dyslexia, makes neuropsychological assessment an important tool in the diagnostic process.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNeuropsicologiapt_BR
dc.subjectNeuropsychological assessmenten
dc.subjectLearning disordersen
dc.subjectDyslexiaen
dc.subjectDyslaliaen
dc.subjectCognitive functionsen
dc.titleAvaliação neuropsicológica : um estudo de casopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000992912pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Neuropsicologiapt_BR


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