Avaliação neuropsicológica : um estudo de caso
dc.contributor.advisor | Piccolo, Luciane da Rosa | pt_BR |
dc.contributor.author | Guerra, Márcia Martins | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-06-15T02:13:00Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/142611 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo de caso objetivou demonstrar a importante contribuição da avaliação neuropsicológica como auxiliar no processo diagnóstico de um menino de 12 anos, a partir das queixas de déficits na aprendizagem, identificado pela escola e encaminhado a um Serviço de Saúde Pública. Neste, a neurologista, entre outros encaminhamentos, solicitou uma avaliação neuropsicológica sob a suspeita de dislexia. Assim, partindo-se do modelo neurocognitivo (correlação estrutura-função), que identificou funções cognitivas preservadas e/ou comprometidas envolvidas no processo de aprendizagem, tornou-se possível descartar a hipótese de dislexia e identificaram-se dados que preenchem os critérios diagnósticos que caracterizam a dislalia, um transtorno específico da articulação da fala. Portanto, pode-se concluir que a identificação e interpretação dos déficits nos sistemas funcionais do cérebro, que permitiu distinguir uma dificuldade específica de articulação da fala dos quadros de dislexia do desenvolvimento, torna a avaliação neuropsicológica um instrumento importante no processo diagnóstico. | pt_BR |
dc.description.abstract | This case study aimed to demonstrate the important contribution of the neuropsychological assessment in the diagnosis process of a 12-year-old boy from complaints of deficit in his learning identified by the school and referred to a Public Health Service. In this center, the neurologist requested - among other proceeds – a neuropsychological assessment under the suspicion of dyslexia. Thus, starting from the neurocognitive pattern (structure-function correlation), which identified preserved and/or committed cognitive functions involved in the learning process, it became possible to discard the hypothesis of dyslexia and identified data that satisfy fully the diagnostic criteria featuring dyslalia, a specific disorder of speech articulation. Therefore, it may concluded that the identification and interpretation of deficits in the brain functional systems, which allowed distinguish a specific difficulty in speech articulation in the cases of developmental dyslexia, makes neuropsychological assessment an important tool in the diagnostic process. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Neuropsicologia | pt_BR |
dc.subject | Neuropsychological assessment | en |
dc.subject | Learning disorders | en |
dc.subject | Dyslexia | en |
dc.subject | Dyslalia | en |
dc.subject | Cognitive functions | en |
dc.title | Avaliação neuropsicológica : um estudo de caso | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000992912 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Psicologia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Neuropsicologia | pt_BR |
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Ciências Humanas (1949)