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dc.contributor.advisorCorso, Helena Vellinhopt_BR
dc.contributor.authorLinden, Adriana Remiaopt_BR
dc.date.accessioned2016-06-15T02:12:32Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/142604pt_BR
dc.description.abstractSão escassos os estudos sobre a avaliação neuropsicológica de estudantes com dificuldades ou transtornos de aprendizagem que estejam inseridos em um contexto bilíngue. O processo de identificação de possíveis dificuldades de aprendizagem e a avaliação subsequente de crianças educadas em um idioma diferente do de origem demandam instrumentos que possam ser utilizados independentemente do contexto linguístico. Este estudo de caso teve como objetivo descrever e comparar o desempenho de um menino bilíngue em três tarefas neuropsicológicas aplicadas na língua materna (português) e na língua de instrução (inglês). O participante apresenta dislexia de desenvolvimento e é estudante do quarto ano de escola internacional. Os resultados obtidos nas tarefas de fluência verbal fonológica e memória de trabalho fonológica foram semelhantes em português e inglês e estão de acordo com os referenciados na literatura para crianças disléxicas, que são inferiores aos de crianças típicas. Já em fluência verbal semântica, também houve semelhança entre os valores obtidos em português e em inglês, mas esta tarefa não diferenciou a criança disléxica dos resultados obtidos na literatura com crianças típicas. Conclui-se que o componente fonológico da memória de trabalho e a fluência verbal fonológica estão prejudicados na criança com dislexia, independentemente do idioma, pois são habilidades cognitivas subjacentes à leitura. Sugere-se que sejam realizados estudos com grupos de modo a comprovar se tarefas simples que avaliam estas habilidades e podem ser aplicadas em diferentes idiomas, como as aqui descritas, são capazes de discriminar crianças de risco para dislexia daquelas que estão passando por uma dificuldade transitória de aprendizagem em função do contexto bilíngue.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNeuropsicologiapt_BR
dc.titleDesempenho de criança bilíngue com dislexia do desenvolvimento em tarefas de memória de trabalho fonológica e fluência verbal : um estudo de casopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000992928pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Neuropsicologiapt_BR


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