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dc.contributor.advisorPiedras, Elisa Reinhardtpt_BR
dc.contributor.authorSilva, Nathália dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2016-06-08T02:09:19Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/142317pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa aborda as representações sobre “novas tecnologias” no fluxo publicitário televisivo. Por “novas tecnologias”, nos referimos aos aparatos e gadgets (como smartphones, tablets, notebooks, computadores, televisões digitais), as plataformas de interação digital (sites, blogues, Facebook, Twitter, Instagram e aplicativos diversos) e a própria tecnologia da conexão digital em geral. Discutimos as “novas tecnologias” como algo que manifesta uma ideologia do “novo”, historicamente marcada, reportando-nos ao fenômeno representacional que envolve sua inserção em nosso cotidiano. O objetivo geral de pesquisa é compreender as representações sobre “novas tecnologias” na configuração do fluxo publicitário televisivo, considerando sua relação com os outros gêneros midiáticos. No âmbito teórico, abordamos as representações (com Moscovici, Goffman e Hall), a publicidade (Williams, Barthes, Colón Zayas, Rocha e Piedras) e as “novas tecnologias” (Williams, Spigel, Pacey, Mosco). O corpus dessa pesquisa é o fluxo de anúncios publicitários que tematizaram, de diversas formas, as “novas tecnologias” no canal da Rede Globo/ RBS, na faixa horária entre 20h30 e 23h, nos sete dias da semana. Diante do fluxo e não de anúncios isolados, optamos pelos procedimentos da análise documental. A contextualização do objeto foi realizada através da reconstituição do cenário social e panorama midiático que caracterizou a inserção dessas tecnologias no Brasil entre 1990 e 2015 e da contextualização do fluxo publicitário no fluxo televisivo, situando as representações dos anúncios analisados em relação aos outros gêneros. Emergiram três posições designadas para as “novas tecnologias” no fluxo publicitário televisivo: como bens “novos” ou já banais, mas sempre positivos; de uso universal e também exclusivo, mas sempre bem aceito socialmente; que tem “poderes” de intervenção no tempo e na capacidade de produção dos sujeitos, propiciando transformações fundamentais. A noção de “dupla articulação” entre representações publicitárias e outras representações sociais vinculadas às práticas distintas é evidenciada pelas relações intertextuais entre o fluxo de anúncios, o fluxo televisivo e o contexto social e midiático relativo ao tema das “novas tecnologias” no Brasil contemporâneo.pt_BR
dc.description.abstractThis work discusses the representations about "new technologies" on television advertising flow. By "new technologies", we refer to gadgets and devices (such as smartphones, tablets, laptops, computers, digital TVs), digital interaction platforms (websites, blogs, Facebook, Twitter, Instagram and several applications) and the digital connection technology, generally. We discussed the "new technologies" as something that expresses an ideology of the "new", historically dated, reporting in to the representational phenomenon that involves your application in our daily life. Our research goal is to understand the representations of "new technologies" in the television advertising flow configuration, considering its relationship with other media genres. At the theoretical level, we approach the representations (Moscovici, Goffman and Hall), advertising (Williams, Barthes, Colón Zayas, Rock and Piedras) and the "new technologies" (Williams, Spiegel, Pacey, Mosco). The corpus of this research is the flow of advertisements that thematize, in different ways, the "new technologies" in the channel Rede Globo / RBS, the time period between 20:30 and 23h, seven days a week. Based on the flow and not isolated ads, we opted for the procedures of document analysis. The contextualization of the object was performed by reconstituting the social context and mediascape that characterized the inclusion of technology in Brazil between 1990 and 2015 and contextualization of advertising flow on television flow. Three positions designated for the "new technologies” in the television advertising flow have emerged: as “new” or “trivial” consumer goods, but always positive; associated with an universal or exclusive use, but always well accepted socially; and with the power of intervention in time and production, propitiating fundamental transformations. The notion of “double articulation” between advertising representations and others social representations associated with distinct practices is evidenced by the intertextual relations between the advertising flow, the television flow, and the social and media context of the “new technologies” in the contemporary Brazil.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAdvertisingen
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectPropagandapt_BR
dc.subjectAdvertising flowen
dc.subjectTelevisão (Comunicação)pt_BR
dc.subjectRepresentationsen
dc.subjectTelevisionen
dc.subjectNovas tecnologiaspt_BR
dc.subjectNew technologiesen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.titleRepresentações sobre “ novas tecnologias ” no fluxo publicitário televisivopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000994063pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Informaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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