Leitura à primeira vista ao violão : três estudos de caso em diferentes contextos acadêmicos com estudantes e violinistas profissionais
dc.contributor.advisor | Carvalho, Any Raquel Souza de | pt_BR |
dc.contributor.author | Pastorini, Eduardo Vagner Soares | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-05-28T02:09:36Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/142169 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo investigou a realização de atividades de leitura à primeira vista em diferentes contextos acadêmicos. Três estudos realizados entre 2014 e 2015 investigaram a implantação de exercícios preparatórios em tarefas de leitura à primeira vista de excertos retirados da literatura do violão. Os estudos, intitulados Estudos A, B e C, contaram com a participação de estudantes de cursos de nível básico, superior e pós-graduação. A incipiência aural afetou no resultado de tarefas de transcrição e execução de um trecho melódico e de composição melódica, sugerindo que os melhores desempenhos estiveram mais baseados na memória motora de localização das notas (Estudo A). A experiência musical e com o estudo de repertório por partituras demonstrou maior influência com os desempenhos, principalmente com a questão do componente aural (Estudo B). Atividades que influenciam no desenvolvimento da leitura à primeira vista foram relatadas pelos participantes, como tocar de ouvido e improvisar. No entanto, relataram não praticar a habilidade de forma sistemática. Um aspecto não considerado como influente afetou na percepção visual de um dos participantes (diferença de escrita entre o exercício e o excerto musical). Mesmo assim, sugere-se ter ocorrido transferência da informação motora armazenada na memória do exercício para o excerto. Participantes com melhores desempenhos apresentaram um equilíbrio de entre experiência musical e experiência de estudo de repertório por partituras (Estudo C). Ainda assim, diferentes níveis de execução da habilidade foram verificados, o que sugere a importância de um treinamento específico. Os participantes pertencentes à amostragem de curso superior demonstraram maior capacidade de otimização do tempo das sessões de estudo, bem como maior autonomia na execução dos mesmos. Isto sugere forte relação com o aumento da capacidade de retenção e decodificação da informação de entrada pelo aumento da experiência geral. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present study investigated the application of sight-reading activities on different academic contexts. Three case studies, between 2014-2015, investigated the application of preparatory exercises prior to the task of sight-reading excerpts taken from the guitar literature. The participants in the studies, named Studies A, B and C, were high school, undergraduate and graduate students. Aural incipience impacted the result of transcription of a melodic line and melodic composition. It suggests that the best performances were based more on motor memory for note location (Study A). Musical experience in association with repertoire study by scores showed more influential on the performance, especially with the aural component (Study B). Participants related activities which influenced their development of sight-reading, such as playing by ear and improvising music. However, they admitted to not practicing sight-reading in a systematic manner. Differences between an exercise of one excerpt was an aspect not considered previously. Nevertheless, it was suggested that transfer of motor information stored in the memory occurred from the exercise to the excerpt. Participants with better sight- reading results demonstrated balance between musical experience and repertoire study by scores (Study C). However, different levels of skill performance were verified, suggesting the importance of specific training. College level participants showed more ability to optimize time in study sessions, as well as more autonomy to perform it. This suggests a strong relationship between the increase of the ability to retain and decode input data by increasing the general level of experience. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Sight-reading | en |
dc.subject | Práticas interpretativas (Música) | pt_BR |
dc.subject | Leitura à primeira vista : Música | pt_BR |
dc.subject | Guitar | en |
dc.subject | Musical arts | en |
dc.subject | Violão | pt_BR |
dc.subject | Preparatory exercises for sight-reading | en |
dc.title | Leitura à primeira vista ao violão : três estudos de caso em diferentes contextos acadêmicos com estudantes e violinistas profissionais | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000993241 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2016 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
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