Ler palavra e ler mundo em eja : reflexões sobre o uso do texto nas aulas de língua portuguesa e literatura para a formação de leitores críticos
Visualizar/abrir
Data
2015Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Entendendo que o propósito do ensino de Língua Portuguesa e Literatura (LPL) é dar a oportunidade do contato com a escrita e os discursos que se organizam a partir dela (Britto, 2007), em suas diversas formas e gêneros do discurso, objetivando a formação de leitores críticos e, portanto, cidadãos críticos, o presente trabalho busca refletir sobre esse propósito no âmbito da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Duas questões principais norteiam esta reflexão: (a) por que o trabalho com o texto é ...
Entendendo que o propósito do ensino de Língua Portuguesa e Literatura (LPL) é dar a oportunidade do contato com a escrita e os discursos que se organizam a partir dela (Britto, 2007), em suas diversas formas e gêneros do discurso, objetivando a formação de leitores críticos e, portanto, cidadãos críticos, o presente trabalho busca refletir sobre esse propósito no âmbito da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Duas questões principais norteiam esta reflexão: (a) por que o trabalho com o texto é importante também na sala de aula da EJA, levando em consideração que seu público, em sua maioria, pertencente à classe trabalhadora, já trabalha ou trabalhou e vive numa sociedade cercada pela escrita; e (b) como esse trabalho pode ser desenvolvido, levando em consideração as especificidades dos alunos da EJA e os referenciais para o ensino regular (tais como os Referenciais Curriculares do Rio Grande do Sul - RS, 2009 - e os Parâmetros Curriculares Nacionais - Brasil, 1998). Para tal, analiso dados gerados durante a realização de um projeto de aprendizagem em uma turma de EJA de Totalidade 6, em uma escola pública estadual de Porto Alegre, por ocasião do Estágio de Docência em Português I. Os dados analisados foram o planejamento do projeto, as unidades didáticas entregues aos alunos, as produções finais dos alunos, o relatório final de estágio e os momentos da aula em que observei relação entre o trabalho com o texto em sala de aula e a formação de leitores críticos, momentos esses acessíveis para análise através de vinhetas narrativas. A análise evidencia a necessidade do trabalho com o texto como centro da aula de LPL para a formação de leitores críticos também em EJA, em consonância com os referenciais consultados. Também contribui para os estudos sobre o ensino de Língua Portuguesa para EJA e para a reflexão acerca da educação da classe trabalhadora. ...
Abstract
Understanding that the purpose of teaching Portuguese and Literature is to give the opportunity to be in contact with the writing and the discourses organized from it (Britto, 2007), in its different forms and discourse genres, with the goal of forming critical readers and therefore, critical citizens, this work intends to think about it considering Young and Adults Education (EJA, in Portuguese). There are two main questions that guide this reflection: a) why working with texts is important in ...
Understanding that the purpose of teaching Portuguese and Literature is to give the opportunity to be in contact with the writing and the discourses organized from it (Britto, 2007), in its different forms and discourse genres, with the goal of forming critical readers and therefore, critical citizens, this work intends to think about it considering Young and Adults Education (EJA, in Portuguese). There are two main questions that guide this reflection: a) why working with texts is important in EJA, considering that the people there already work, or worked, and live in a world surrounded by the writing, and b) how this work can be developed, considering the specificities of the people in EJA and the refencials to regular education (such as Referenciais Curriculares do Rio Grande do Sul - RS, 2009 – and the Parâmetros Curriculares Nacionais - Brasil, 1998). Therefore, I analise data generated during de developement of a learning project in an EJA class of a public school in Porto Alegre, accomplished for Portuguese Internship I. These analised data was: the project planning, didatic units I gave to the students, final texts written by the students and my final internship report. The moments of the class which I could observe the relation between the work with the texts and the formation of critical readers became narrative vignettes, wich are also analised. These analisis show the need of the work with texts as the center of Portuguese and Literature classes to formation of critical readers also in EJA, in agreement with the referencials consulted. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Letras (1219)
Este item está licenciado na Creative Commons License