Um estudo sobre a correlação entre memória de trabalho e compreensão leitora com falantes de português brasileiro
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Data
2015Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Pesquisas em torno das funções da Memória de Trabalho (MT) têm indicado sua atuação essencial em nosso cotidiano (BADDELEY, 2000, 2009; ENGLE, 2002, 2010; JUST; CARPENTER, 1992; KANE et al., 2007), em se tratando especialmente de atividades cognitivas complexas, como a Compreensão Leitora (CL) (DANEMAN; CARPENTER, 1980; ENGLE et al., 1992; JUST; CARPENTER, 1992). O objetivo deste estudo foi a tradução, a adaptação para o contexto brasileiro e a posterior validação de um teste de Capacidade de M ...
Pesquisas em torno das funções da Memória de Trabalho (MT) têm indicado sua atuação essencial em nosso cotidiano (BADDELEY, 2000, 2009; ENGLE, 2002, 2010; JUST; CARPENTER, 1992; KANE et al., 2007), em se tratando especialmente de atividades cognitivas complexas, como a Compreensão Leitora (CL) (DANEMAN; CARPENTER, 1980; ENGLE et al., 1992; JUST; CARPENTER, 1992). O objetivo deste estudo foi a tradução, a adaptação para o contexto brasileiro e a posterior validação de um teste de Capacidade de MT (WATERS; CAPLAN, 1996a). Para se prosseguir com a validação do teste, esperava-se que, ao analisar os resultados provenientes dele com os de um teste de CL (WALTER, 2007; CÁCERES, 2012), seria encontrada correlação estatística positiva significativa. Após a tradução e adaptação de ambos os testes, os mesmos foram aplicados a 30 participantes, 22 mulheres e 8 homens, todos estudantes universitários, cujas idades variaram entre 18 e 29 anos. Foi aplicado também um Questionário de Histórico sobre Uso de Língua e Hábitos de Leitura para conhecê-los melhor. Após a catalogação dos resultados em uma planilha do Excel, foram rodadas análises da Correlação de Pearson no programa SPSS. Não houve correlação estatística entre as pontuações no teste de MT e as no teste de CL. Contudo, houve correlação moderada entre hábitos de leitura de livros e a pontuação no teste de MT, o que não satisfaz os critérios para a validação. Cogita-se que a falha resida ou nos procedimentos de aplicação do teste de MT – isto é, a leitura silenciosa de frases do teste e a interferência sonora durante a aplicação – ou no fato de que a aplicação original da tarefa de CL era bilíngue. ...
Abstract
Research has shown that the functions of Working Memory (WM) are essential to everyday life (BADDELEY, 2000, 2009; ENGLE, 2002, 2010; JUST; CARPENTER, 1992; KANE et al., 2007), especially to complex cognitive activities such as Reading Comprehension (RC) (DANEMAN; CARPENTER, 1980; ENGLE et al., 1992; JUST; CARPENTER, 1992). The objective of this study was to validate a WM Capacity test (WATERS; CAPLAN, 1996a), translated to Portuguese and adapted to Brazilian context. For the validation to be v ...
Research has shown that the functions of Working Memory (WM) are essential to everyday life (BADDELEY, 2000, 2009; ENGLE, 2002, 2010; JUST; CARPENTER, 1992; KANE et al., 2007), especially to complex cognitive activities such as Reading Comprehension (RC) (DANEMAN; CARPENTER, 1980; ENGLE et al., 1992; JUST; CARPENTER, 1992). The objective of this study was to validate a WM Capacity test (WATERS; CAPLAN, 1996a), translated to Portuguese and adapted to Brazilian context. For the validation to be verified, it was expected that the results of the WM test would present a positive, significant statistical correlation with the results of a RC test (WALTER, 2007; CÁCERES, 2012), also translated to Portuguese and adapted to Brazilian context. Both tests were answered by 30 subjects, 22 women and 8 men, all of them university students, from 18 to 29 years old. The subjects also answered a Reading Habits and History of Language Use Questionnaire. Results were compiled in an Excel spreadsheet and analyzed through SPSS for Pearson Correlations. There was no statistical correlation between WM test scores and CL test scores. However, there was moderate correlation between book reading habits and WM test scores, which is not enough for validation. One possibility for the absence of results is the existence of flaws related to tests procedures – that is, silent reading of sentences and noise interference – or the fact that, originally, the CL test was a bilingual task. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Português e Inglês: Licenciatura.
Coleções
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TCC Letras (1216)
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