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dc.contributor.advisorSouza, Jusamara Vieira dept_BR
dc.contributor.authorBozzetto, Adrianapt_BR
dc.date.accessioned2016-05-21T02:09:44Zpt_BR
dc.date.issued1999pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/141556pt_BR
dc.description.abstractEste estudo investiga a identidade profissional do professor particular de piano a partir da análise de sua trajetória docente, tendo como método de pesquisa a história oral. Através de entrevistas com 13 professores, de 62 a 79 anos de idade, atuantes na cidade de Porto Alegre, o trabalho analisa os vários processos de formação, as idéias, os valores e as concepções dos professores sobre a profissão, tomando como referencial teórico os estudos de NÓVOA (1995), HUBERMAN (1995) e SCHÕN (1983, 1995). Os resultados obtidos mostram que os professores particulares de piano que participaram desse trabalho possuem concepções claras sobre a profissão, assumem os limites e dificuldades encontrados no exercício dessa atividade profissional, e, sobretudo, estão atentos às mudanças que foram ocorrendo durante os anos de trajetória docente, indo ao encontro das necessidades do aluno em aprender música, avaliando e reajustando suas formas de ver e de proceder. Esse trabalho desmistifica a idéia de que o professor particular está descomprometido com seu papel como profissional.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPiano : Ensino particular : Porto Alegre (RS)pt_BR
dc.titleO professor particular de piano em Porto Alegre : uma investigação sobre processos identitários na atuação profissionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000231314pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programCurso de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date1998pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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