Acesso ao computador e a internet por uma turma de alunos adultos em processo de alfabetização e em situação de vulnerabilidade social
View/ Open
Date
2010Author
Advisor
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho aborda a importância das tecnologias na educação de jovens e adultos. Através de pesquisa bibliográfica, observações e entrevistas com seis alunos adultos de uma turma de escola pública procura-se trabalhar concomitantemente os tema exclusão social e digital. O trabalho enfatiza que o computador é uma ferramenta poderosa que está influenciando culturas e comportamentos. Essa ferramenta tão poderosa não poderia deixar de ser explorada pelos educadores. O computador e a internet est ...
Este trabalho aborda a importância das tecnologias na educação de jovens e adultos. Através de pesquisa bibliográfica, observações e entrevistas com seis alunos adultos de uma turma de escola pública procura-se trabalhar concomitantemente os tema exclusão social e digital. O trabalho enfatiza que o computador é uma ferramenta poderosa que está influenciando culturas e comportamentos. Essa ferramenta tão poderosa não poderia deixar de ser explorada pelos educadores. O computador e a internet estão no cotidiano dos educandos e devem fazer parte da prática educativa da escola como ferramenta do processo ensino aprendizagem. A realidade é que chegamos ao século XXI com um grande número de jovens e adultos analfabetos. Os programas de inclusão digital só existem porque há uma grande concentração de renda que inviabiliza ascensão social de uma grande parcela da população. Não faltam empregos, mas pessoas qualificadas para estes empregos. Indivíduos a margem da educação estão à margem das tecnologias e consequentemente estão fora do mercado de trabalho. Portanto, este trabalho tem o intuito de apresentar situações e desafios enfrentados na alfabetização de adultos em situação de exclusão social e digital. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Collections
-
Humanities (1949)
This item is licensed under a Creative Commons License