Comunicação do docente e o uso TV em sala de aula
Visualizar/abrir
Data
2010Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
Este estudo investiga a relação de comunicação dos professores do ensino médio, do Colégio Estadual Florinda Tubino Sampaio, e o uso da TV como um recurso tecnológico de mediação e realização comunicativa. Aborda os conceitos referentes a antropologia do ser que comunica, “docente” sua relação com o conteúdo, a linguagem e o outro, através da mediação e dos recursos tecnológicos do seu tempo. Evidencia o constante desenvolvimento da comunicação, e que o aprender a se comunicar é uma experiência ...
Este estudo investiga a relação de comunicação dos professores do ensino médio, do Colégio Estadual Florinda Tubino Sampaio, e o uso da TV como um recurso tecnológico de mediação e realização comunicativa. Aborda os conceitos referentes a antropologia do ser que comunica, “docente” sua relação com o conteúdo, a linguagem e o outro, através da mediação e dos recursos tecnológicos do seu tempo. Evidencia o constante desenvolvimento da comunicação, e que o aprender a se comunicar é uma experiência inerente de cada ser humano, desde sua manifestação como “ser”. O educador é por essência o comunicador que se faz presente na vida de todos nós. Na pessoa do docente esta o desafio da formação humana através do ato de comunicar. É o docente que gerencia tempo, espaço e mensagem, integrando de forma aberta conteúdos, pessoas, linguagens, a tecnologia do seu tempo no processo de conhecer. Identifica o docente como uma unidade de dimensões inerentes, reveladas na relação de Objetividade, Subjetividade e Transcendência. Na relação de subjetividade evidencia sua auto-afirmação de ser que é, conduzindo-o a realização, esta só pode acontecer quando atendidos todos os requisitos de uma boa comunicação. O docente se sente realizado quando ao fazer as mediações com o uso das tecnologias constrói o conhecimento que transcende a vida das sociedades. Trata da relação direta do uso da TV em sala de aula, por considerar um recurso mediático acessível a todos, mas que é deixado de lado diante do deslumbramento das novas tecnologias, como também do entendimento da televisão por parte dos professores em relação a educação. O recurso da TV e do vídeo acaba, na maioria das vezes, sendo esquecido, ignorado e mal utilizado, pela falta de motivação, conhecimento sobre suas possibilidades e propostas claras de uso. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License