A tecnologia digital e suas possibilidades na educação
Fecha
2010Nivel académico
Especialización
Materia
Resumo
Este trabalho de conclusão de curso busca refletir sobre a utilização da tecnologia digital no processo educativo sob uma perspectiva construtivista, observando os principais desafios das instituições de ensino para a aplicação de novos métodos de ensino através de recursos tecnológicos. Em um levantamento bibliográfico, é apresentada uma visão panorâmica das diferentes realidades escolares em que as tecnologias estão sendo incorporadas; em seguida, são tecidas considerações sobre a resistência ...
Este trabalho de conclusão de curso busca refletir sobre a utilização da tecnologia digital no processo educativo sob uma perspectiva construtivista, observando os principais desafios das instituições de ensino para a aplicação de novos métodos de ensino através de recursos tecnológicos. Em um levantamento bibliográfico, é apresentada uma visão panorâmica das diferentes realidades escolares em que as tecnologias estão sendo incorporadas; em seguida, são tecidas considerações sobre a resistência dos professores para o uso das tecnologias em sala de aula, inclusão digital e as transformações necessárias de alguns elementos do cotidiano pedagógico, como o papel do educador e o planejamento sob a perspectiva da inovação de recursos de ensino. ...
Abstract
This conclusion of course work reflects upon the use of digital technology in the educational process in a constructivist perspective, noting the main challenges of educational institutions for the implementation of new teaching methods through technological resources. Through literature, we present an overview of different educational situations in which technologies are being incorporated, then, are considerations regarding the teachers' resistance to the use of technology in the classroom, d ...
This conclusion of course work reflects upon the use of digital technology in the educational process in a constructivist perspective, noting the main challenges of educational institutions for the implementation of new teaching methods through technological resources. Through literature, we present an overview of different educational situations in which technologies are being incorporated, then, are considerations regarding the teachers' resistance to the use of technology in the classroom, digital inclusion and the changes necessary to some elements of the pedagogical and the role of educator and planning from the perspective of innovation in teaching resources. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias Educação.
Colecciones
-
Ciencias Humanas (1949)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License