Análise crítica do uso das TICs nas séries finais do ensino fundamental e ensino médio nas escolas públicas de São Marcos
View/ Open
Date
2010Author
Advisor
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
O uso das tecnologias de informação e comunicação pela sociedade vem suscitando na educação o desejo de utilizá-las a seu serviço. O novo ambiente de aprendizagem deve ter seus saberes renovados e desenvolver habilidades e competências necessárias à atualidade. Para tanto, há necessidade da implantação dessas novas tecnologias na sala de aula. Os blogs são ferramentas que podem enriquecer as aulas, fazendo com que o professor dê oportunidades aos alunos de exporem suas ideias, construírem seus ...
O uso das tecnologias de informação e comunicação pela sociedade vem suscitando na educação o desejo de utilizá-las a seu serviço. O novo ambiente de aprendizagem deve ter seus saberes renovados e desenvolver habilidades e competências necessárias à atualidade. Para tanto, há necessidade da implantação dessas novas tecnologias na sala de aula. Os blogs são ferramentas que podem enriquecer as aulas, fazendo com que o professor dê oportunidades aos alunos de exporem suas ideias, construírem seus conhecimentos, compartilharem opiniões e desenvolverem, consequentemente, as habilidades para tornarem-se competentes. Com a ajuda do blog, tanto aluno com professor tornam-se prosumidores – produtores e consumidores de conhecimento. Nas Séries Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio das escolas públicas de São Marcos, a presença deste tipo de trabalho ainda não ganhou grande significado, pois poucos professores percebem os benefícios da utilização das TICS para desenvolver potencialidades. Prova disso é a pesquisa realizada com gestores e professores de dez escolas do município, a qual mostrou que o uso das TICs se faz de forma esporádica e os professores necessitam de formação para sentirem-se seguros e proporem o trabalho aos alunos. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Collections
-
Humanities (1949)
This item is licensed under a Creative Commons License