Recursos digitais : elaborando estratégias pedagógicas para a sua aplicação em sala de aula
Visualizar/abrir
Data
2010Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a aplicação dos recursos digitais utilizados pelos alunos no dia a dia (mp3, máquina digital, celular, entre outros) na realização de tarefas escolares. Desse modo, este trabalho aborda uma pesquisa bibliográfica sobre a aplicação dos recursos digitais na educação, além do perfil da geração digital e suas implicações na educação. Contempla ainda, uma pesquisa qualitativa sobre o uso da máquina fotográfica digital na realização de tarefas escolares, atr ...
Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a aplicação dos recursos digitais utilizados pelos alunos no dia a dia (mp3, máquina digital, celular, entre outros) na realização de tarefas escolares. Desse modo, este trabalho aborda uma pesquisa bibliográfica sobre a aplicação dos recursos digitais na educação, além do perfil da geração digital e suas implicações na educação. Contempla ainda, uma pesquisa qualitativa sobre o uso da máquina fotográfica digital na realização de tarefas escolares, através da análise dos dados coletados em duas escolas públicas da cidade de São José do Hortêncio. Foi possível verificar que a maioria dos alunos, normalmente, não imagina que os mesmos recursos digitais que utilizam diariamente em momentos de entretenimento, possam apoiar o seu estudo. No entanto, uma vez orientados por professores, através de novas práticas pedagógicas, demonstram-se motivados, instigados e engajados na realização de suas tarefas escolares, descobrindo novas aplicações para os seus recursos digitais. Com isso, foi possível visualizar que a integração desses recursos ao uso educacional possibilitou uma atuação mais autônoma e consciente dos alunos sobre o conteúdo estudado, apoiando a construção de conhecimentos e a sua contextualização na sociedade. O intuito é, a partir deste trabalho, gerar uma reflexão sobre o papel da escola e dos educadores em preparar os cidadãos para o uso produtivo dos recursos digitais. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License