Fluência digital do professor da educação básica : possibilidades do uso de ambientes virtuais na educação de jovens e adultos – ensino médio
Visualizar/abrir
Data
2010Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
O presente estudo visa descrever sobre a fluência digital exigida dos professores para o uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), como um instrumento pedagógico de integração dos conteúdos e mídias na educação básica, mais especificamente no Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O estudo baseou-se na análise de questionário aplicado aos professores da Escola Estadual de Ensino Médio Barão de Ibicui, de Taquari a luz das teorizações de diversos autores. Esper ...
O presente estudo visa descrever sobre a fluência digital exigida dos professores para o uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), como um instrumento pedagógico de integração dos conteúdos e mídias na educação básica, mais especificamente no Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O estudo baseou-se na análise de questionário aplicado aos professores da Escola Estadual de Ensino Médio Barão de Ibicui, de Taquari a luz das teorizações de diversos autores. Espera-se que os resultados da investigação realizada possam contribuir e principalmente provocar reflexões de outros profissionais da educação, acerca do uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem como um instrumento de convergência das diversas mídias na EJA, adequando a prática pedagógica a uma educação que se proponha construtiva e emancipadora. ...
Abstract
This study looks to describe the digital fluency required from the teachers for the use of Virtual Learning Environment as a pedagogical instrument for the integration of the several material and media in basic education, more specifica lly in high school on the modality of youth and adults education. The study is based on the analysis of a ques.tionnaire given to the teachers of the State School of Middle Teaching Barão de lbicu i, from Taquari, in light of the theorizing of several authors. l ...
This study looks to describe the digital fluency required from the teachers for the use of Virtual Learning Environment as a pedagogical instrument for the integration of the several material and media in basic education, more specifica lly in high school on the modality of youth and adults education. The study is based on the analysis of a ques.tionnaire given to the teachers of the State School of Middle Teaching Barão de lbicu i, from Taquari, in light of the theorizing of several authors. lt is expected that the resuJts of the investigation realized can contribute and, main ly, to provoke reflections about the use of Virtual Learning Environment as a instrument of convergence of the several medias in the modality of youth and adults education, adjusting the teaching practice into a education which proposes constructive and emancipatory, inserted in the knowledge society. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License