Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKonrath, Mary Lúcia Pedrosopt_BR
dc.contributor.authorMoschen, Maria Elita Furlanpt_BR
dc.date.accessioned2016-05-20T02:10:41Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/141432pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia investigou sobre como está a preparação dos professores para lidar com as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação – NTIC’s que estão chegando às escolas. Neste sentido, buscou-se referencial teórico que trata da fluência digital e da mediação pedagógica. A temática surgiu do interesse de estudar e propor modificações na realidade escolar. O contexto de estudo envolveu 22 professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental Monsenhor Roberto Landell de Moura, situada em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A metodologia utilizada foi o estudo de caso e consistiu na construção de referencial teórico, construção, aplicação e análise dos resultados do questionário sobre fluência digital. O questionário contou com questões divididas nas categorias Identificação, Acesso as NTIC’s, Uso das NTIC’s, Interação através do uso das NTIC’s, Conhecimento e uso das NTIC’s na Prática pedagógica, Autoavaliação e Livre. A partir do questionário aplicado pôde-se concluir que os professores estão em processo de alfabetização digital, isto é, conhecem e utilizam o básico no que diz respeito aos recursos proporcionados pela informática. No que diz respeito ao uso das NTIC’s na prática pedagógica, isto não ocorre ainda porque os professores se sentem inseguros quanto a sua utilização. Desta forma, é preciso que estes professores adquiram competências e habilidades para uso e apropriação destes recursos podendo a escola ajudá-los a partir da proposição e encaminhamento dos professores a cursos de formação que propiciem a construção destes conhecimentos.pt_BR
dc.description.abstractThis monograph investigated on the preparation of teachers to cope with new information and communication technologies that are coming to schools. In this sense, we sought theoretical framework that deals with digital fluency and pedagogic mediation. The theme came from the interest to study and propose changes in the school. The context of the study involved 22 teachers from the State Elementary School Monsignor Roberto Landell de Moura, located in Porto Alegre, Rio Grande do Sul The methodology used was case study and it consisted of constructing a theoretical framework, construction, implementation and analysis of the results of a questionnaire on digital fluency. The questionnaire had questions divided into categories as Identification, Access to New Information Technologies and Communication, Use of New Information Technologies and Communication, Interaction through the use of New Information Technologies and Communication, Knowledge and Use of New Information Technologies and Communication Practice teaching, Self evaluation and Free. From the questionnaire used we can be concluded that teachers are in the process of digital literacy, in other words, they know and use the basics regarding the resources provided by computer technology. Regarding to the use of ICT's in teaching practice, it does not happen because teachers still feel insecure about their use. Thus, it is necessary that these teachers acquire skills and abilities for the use and, and then the school can help them from the proposition and routing of teachers in training courses that facilitate the construction of such knowledge.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNew technologies of information and communicationen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectDigital fluencyen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectEnsino de primeiro graupt_BR
dc.titleFluência digital e formação de professores : estudo de caso na E.E.E.F. Monsenhor Roberto Landell de Mourapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000990715pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples