Mostrar el registro sencillo del ítem
A prática pedagógica apoiada por mídias web 2.0 no ensino fundamental : estudo do uso de blog
dc.contributor.advisor | Passerino, Liliana Maria | pt_BR |
dc.contributor.author | Franco, Nelza Jaqueline Siqueira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-05-20T02:10:32Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/141418 | pt_BR |
dc.description.abstract | A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) não é mais novidade na educação, vivemos na era da cultura digital, do compartilhamento de grande quantidade de informações. À escola, cabe promover o uso das ferramentas de comunicação disponíveis a fim de proporcionar o letramento digital de seus educandos e fazer com que consigam organizar e sistematizar as informações transformando-as em conhecimento. Através deste trabalho, investiguei como o uso de um dos recursos da Web 2.0, o blogue, é utilizado pedagogicamente no Ensino Fundamental. Por meio de um estudo netnográfico, foram analisados oito blogues de turmas de escolas públicas de diferentes regiões brasileiras. Pode-se destacar que a utilização do recurso possibilita aos educandos o aprimoramento de processos de leitura e escrita, em função dos elementos de interação, a própria motivação pelo uso dessa tecnologia que favorece a autoria e a socialização das produções realizadas. As possibilidades de interação inerentes à ferramenta a caracterizam como um grande suporte para a prática construtivista. | pt_BR |
dc.description.abstract | The use of Information and Communication Technologies (ICTs) is nothing new in education, live in an age of digital culture, sharing of large amounts of information. At school, responsible for promoting the use of communication tools available to provide computer literacy of their students and they can do with organizing and classifying information by transforming them into knowledge. Through this work we investigated how the use of a Web 2.0 resource, the blog is used pedagogically in elementary school. Through a netnography study, we analyzed eight blogs classes in public schools in different regions. It may be noted that use of the resource allows students to process improvement in reading and writing, on the basis of the interaction, the very motivation for the use of this technology that facilitates the authoring and the socialization of production conducted. The interaction possibilities inherent in the tool to characterize it as a great support for constructivist practice. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Teaching and learning | en |
dc.subject | Blog | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Web 2.0 | en |
dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) | pt_BR |
dc.subject | Basic education | en |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Information and communication technologies in education | en |
dc.title | A prática pedagógica apoiada por mídias web 2.0 no ensino fundamental : estudo do uso de blog | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000990996 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Ciencias Humanas (1949)