Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMoresco, Silvia Ferreto da Silvapt_BR
dc.contributor.authorMohr, Marlene Rossettipt_BR
dc.date.accessioned2016-05-20T02:10:29Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/141414pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho situa-se na linha de pesquisa em Informática na Educação, abordando especificamente a análise, utilização e exploração de Blogs como ferramenta de apoio no processo ensino-aprendizagem na disciplina de Biologia do Curso de Ensino Médio. A partir da exploração de Blogs o aluno poderá pesquisar, analisar, refletir e buscar soluções para resolver problemas ao mesmo tempo em que se apropria das tecnologias digitais. Este estudo tem como objetivo investigar as possibilidades de uso pedagógico dos Blogs como recurso de aprendizagem no ensino da Biologia, o qual necessita respaldar-se em materiais concretos, atividades práticas e, em recursos tecnológicos que potencializem a compreensão das aulas teóricas. Uma das dificuldades para a compreensão deste componente curricular é seu conteúdo ser amplamente inserido no mundo microscópio, que dificulta a compreensão do estudante, se não houver um trabalho docente esclarecedor. Utilizou-se, como ambiente de aprendizagem, a tecnologia dos Blogs. Para isso, apresenta-se, inicialmente, o conceito de Blog, suas características, possibilidades de utilização na educação e, principalmente, como ferramenta de apoio à construção dos conhecimentos de Biologia. Com a finalidade de verificar a ocorrência dessas interações nos blogs foram examinados alguns blogs voltados especificamente na área de Biologia, através de análise qualitativa dos conteúdos nele existentes, analisando as características e suas contribuições no processo aprendizagem. Os resultados evidenciaram a possibilidade real de utilização de Blogs de Biologia no processo de ensino e aprendizagem e propõem o uso crítico e criativo dessa tecnologia. Cabe ao professor estar sempre atualizado, capacitado a utilizar os blogs adequadamente. Os blogs são vistos como um recurso tecnológico que enriquece as aulas, tornando-as mais atrativas, despertando a curiosidade, o interesse dos alunos e atendendo os objetivos reais do conteúdo.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectBlogpt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleAnálise e utilização de blogs como recurso didático em biologia no ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000990877pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples