Análise e utilização de blogs como recurso didático em biologia no ensino médio
dc.contributor.advisor | Moresco, Silvia Ferreto da Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Mohr, Marlene Rossetti | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-05-20T02:10:29Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/141414 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho situa-se na linha de pesquisa em Informática na Educação, abordando especificamente a análise, utilização e exploração de Blogs como ferramenta de apoio no processo ensino-aprendizagem na disciplina de Biologia do Curso de Ensino Médio. A partir da exploração de Blogs o aluno poderá pesquisar, analisar, refletir e buscar soluções para resolver problemas ao mesmo tempo em que se apropria das tecnologias digitais. Este estudo tem como objetivo investigar as possibilidades de uso pedagógico dos Blogs como recurso de aprendizagem no ensino da Biologia, o qual necessita respaldar-se em materiais concretos, atividades práticas e, em recursos tecnológicos que potencializem a compreensão das aulas teóricas. Uma das dificuldades para a compreensão deste componente curricular é seu conteúdo ser amplamente inserido no mundo microscópio, que dificulta a compreensão do estudante, se não houver um trabalho docente esclarecedor. Utilizou-se, como ambiente de aprendizagem, a tecnologia dos Blogs. Para isso, apresenta-se, inicialmente, o conceito de Blog, suas características, possibilidades de utilização na educação e, principalmente, como ferramenta de apoio à construção dos conhecimentos de Biologia. Com a finalidade de verificar a ocorrência dessas interações nos blogs foram examinados alguns blogs voltados especificamente na área de Biologia, através de análise qualitativa dos conteúdos nele existentes, analisando as características e suas contribuições no processo aprendizagem. Os resultados evidenciaram a possibilidade real de utilização de Blogs de Biologia no processo de ensino e aprendizagem e propõem o uso crítico e criativo dessa tecnologia. Cabe ao professor estar sempre atualizado, capacitado a utilizar os blogs adequadamente. Os blogs são vistos como um recurso tecnológico que enriquece as aulas, tornando-as mais atrativas, despertando a curiosidade, o interesse dos alunos e atendendo os objetivos reais do conteúdo. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Biologia | pt_BR |
dc.subject | Blog | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.title | Análise e utilização de blogs como recurso didático em biologia no ensino médio | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000990877 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Humanities (1949)