A importância da formação acadêmica do professor para a aplicação das TICs em sua prática pedagógica no contexto escolar : anos finais
dc.contributor.advisor | Zavaski, Ediana | pt_BR |
dc.contributor.author | Marques, Renata Garcia | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-05-20T02:10:27Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/141411 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho aborda a importância da formação acadêmica do professor para a aplicação das tecnologias de informação e comunicação em sua prática pedagógica no contexto escolar- anos finais. O objetivo desta pesquisa, de caráter qualitativo, é analisar e refletir como a formação docente está ligada diretamente com o ensino básico, assim como o ensino e a exploração de ferramentas midiáticas, que, conforme a prática pedagógica do professor, serve de suporte e interação para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. A preparação profissional que a formação docente oferece, reflete diretamente na proposta pedagógica do educador. Enfatiza-se que, na formação inicial, deve-se oferecer aos profissionais da área da educação embasamento teórico e prático sobre o uso das TIC’s no espaço escolar, pois desta maneira, as universidades, instituições de ensino formarão educadores que realmente saibam explorar as ferramentas tecnológicas no contexto escolar com conhecimentos sólidos, desta forma, dinamizando e qualificando o ensino e a prática pedagógica do professor. Para o desenvolvimento desta pesquisa, há abordagem teórica sobre as TIC’S e a formação docente, questionário aplicado com professores da rede municipal de São Leopoldo e análise da grade curricular de cursos de licenciaturas voltadas para o ensino fundamental. Mediante as teorias apresentadas e as análises da coleta de dados, prova-se que, para o saber usar as tecnologias de informação e comunicação adequadamente e corretamente, é fundamental tê-las estudado de forma teórica e prática durante a formação docente. Ao final do trabalho, apresentam-se possíveis sugestões de disciplinas que contemplam, tanto na teoria quanto na prática, a aplicação das TIC’S no ensino superior focadas no ensino básico. O resultado final desta pesquisa comprova que há necessidade dos cursos de Licenciaturas oferecerem disciplinas em seus currículos que contemplem exclusivamente as TIC’S para o uso das mesmas no ensino básico, assim qualificando a prática pedagógica do professor e preparando esse profissional para atuar no ensino básico. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper discusses the importance of academic training of teachers for the application of information technologies and communication in their teaching in the school context-year end. The objective of this research, qualitative, is to analyze and reflect on how teacher education is directly connected with basic education, as well as learning and exploration of media tools, which, as the practice of teacher education, serves to support and interaction for the process of teaching and student learning. The professional preparation that offers teacher training, directly reflects the pedagogical educator. It is emphasized that in the initial training should be offered to professionals in the field of education theoretical and practical knowledge about the use of ICTs in school, because this way, universities, educational institutions will form teachers who really know how to exploit the tools technology in the school environment with solid knowledge, thereby streamlining and qualifying the teaching and practice of teacher education. To develop this research, there are theoretical approach to ICTs and teacher training, teacher questionnaire administered with the Municipality of São Leopoldo and analysis of the curriculum of undergraduate courses geared to elementary school. Through theories presented and the analysis of data collection, proves that, for knowing how to use information technologies and communication appropriately and correctly, it is essential to have them studied from a theoretical and practical training for teachers. At the end of the paper, we present suggestions for possible subjects that include, both in theory and in practice the application of ICT's in higher education focused on basic education. The end result of this research demonstrates that there is need for the courses they offer undergraduate courses in their curricula that include only ICT'S to use the same basic education, thus qualifying the practice of teacher education and preparing to act in this professional education. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Teacher education | en |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) | pt_BR |
dc.subject | Information and communication technologies | en |
dc.subject | Ensino de primeiro grau | pt_BR |
dc.subject | Basic education | en |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.title | A importância da formação acadêmica do professor para a aplicação das TICs em sua prática pedagógica no contexto escolar : anos finais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000991925 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1949)